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medicina veterinaria

 Informações Gerais 

 

Regime escolar: Semestral
Turno de funcionamento: Integral 
Integralização Curricular
Modalidade: Bacharelado – Presencial
Tempo previsto: Mínimo 10 semestres e Máximo: 20 semestres
Carga horária total: 4033 horas

 Perfil do Egresso 

   

O profissional Médico Veterinário graduado pela Universidade de Vale do Rio Verde deverá possuir uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, apto a compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidades, com relação às atividades inerentes ao exercício profissional, no âmbito de seus campos específicos de atuação em saúde animal e clínica veterinária; saneamento ambiental e medicina veterinária preventiva, saúde pública e inspeção e tecnologia de produtos de origem animal; zootecnia, produção e reprodução animal e ecologia e proteção ao meio ambiente. Ter conhecimento dos fatos sociais, culturais e políticos da economia e da administração agropecuária e agroindustrial. Capacidade de raciocínio lógico, de observação, de interpretação e de análise de dados e informações, bem como dos conhecimentos essenciais de Medicina Veterinária, para identificação e resolução de problemas.

 Objetivos 

O curso de Graduação em Medicina Veterinária deve ensejar condições para que o bacharel esteja capacitado a compreender as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas da produção e de seu gerenciamento no seu conjunto. Referenciando as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Medicina Veterinária, por meio da Resolução CNE/CES de 2003.

Dotar o profissional dos conhecimentos para desenvolver ações e resultados voltados à área de Ciências Agrárias no que se refere à Produção Animal, Produção de Alimentos, Saúde Animal e Proteção Ambiental, além das seguintes competências e habilidades gerais: dotar o profissional dos conhecimentos para desenvolver ações e resultados voltados à área de Ciências Agrárias no que se refere à Produção Animal, Produção de Alimentos, Saúde Animal e Proteção Ambiental, além das seguintes competências e habilidades gerais: atenção a saúde, tomada de decisões, comunicação, liderança, administração e gerenciamento, e educação permanente.

 Habilidades e Competências 

  1. Respeitar os princípios éticos inerentes ao exercício profissional;
  2. Interpretar sinais clínicos, exames laboratoriais e alterações morfofuncionais;
  3. Identificar e classificar os fatores  etiológicos, compreender e elucidar a patogenia, bem como, prevenir, controlar e erradicar as doenças que acometem os animais;
  4. Instituir diagnóstico, prognóstico, tratamento e medidas profiláticas, individuais e populacionais;
  5. Elaborar, executar e gerenciar projetos agropecuários, ambientais e afins à profissão;
  6. Desenvolver, programar, orientar e aplicar as modernas técnicas de criação, manejo, nutrição, alimentação, melhoramento genético; produção e reprodução animal;
  7. Planejar, executar, gerenciar e avaliar programas de saúde animal, saúde pública e de tecnologia de produtos de origem animal;
  8. Executar a inspeção sanitária e tecnológica de produtos de origem animal;
  9. Planejar, elaborar, executar, gerenciar e participar de projetos nas áreas de biotecnologia da reprodução e de produtos biológicos;
  10. Planejar, organizar e gerenciar unidades agroindustriais;
  11. Realizar perícias, elaborar e interpretar laudos técnicos em todos os campos de conhecimento da Medicina Veterinária;
  12. Planejar, elaborar, executar, gerenciar, participar de projetos agropecuários e do agronegócio;
  13. Relacionar-se com os diversos segmentos sociais e atuar em equipes multidisciplinares da defesa e vigilância do ambiente e do bem-estar social;
  14. Exercer a profissão de forma articulada ao contexto social, entendendo-a como uma forma de participação e contribuição social;
  15. Conhecer métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos;
  16. Assimilar as constantes mudanças conceituais e evolução tecnológica apresentadas no contexto mundial;
  17. Avaliar e responder com senso crítico as informações que estão sendo oferecidas durante a graduação e no exercício profissional.

 Grade Curricular e Corpo Docente 

1º Período

Disciplinas

Carga horária

Anatomia dos Animais Domésticos I

80

Biologia Celular e Molecular

80

Bioquímica e Biofísica

80

Desenvolvimento do Pensamento Filosófico

80

Projeto Integrador I (Empreendedorismo, Liderança, Criatividade e Inovação)

80

  

2º Período

Disciplinas

Carga horária

Anatomia dos Animais Domésticos II

80

Histologia e Embriologia Veterinária

80

Microbiologia

80

Comunicação e Processo Cientifico

80

Projeto Integrador II (Responsabilidade Social, Educação, Étnico-racial)

80

 

3º Período

Disciplinas

Carga horária

Fisiologia Veterinária

120

Parasitologia Animal

80

Estatística e Bioinformática

80

Sustentabilidade e Desenvolvimento

80

Projeto Integrador III (Meio Ambiente e Sustentabilidade)

80

 

4º Período

Disciplinas

Carga horária

Imunologia e Produtos Biológicos

80

Semiologia Veterinária

80

Farmacologia Veterinária

80

Desenvolvimento Social e Humano

80

Projeto Integrador IV (Etologia e Bem estar Animal)

80

 

5º Período

Disciplinas

Carga horária

Patologia Geral Veterinária

80

Nutrição Animal e Forragicultura

80

Epidemiologia e Saúde Pública

80

Administração Mercadológica

80

Projeto Integrador V (Controle de Zoonoses, Pragas Urbanas e Animais Sinantrópicos)

80

 

6º Período

Disciplinas

Carga horária

Patologia Veterinária Especial

80

Doenças Infecciosas dos Animais Domésticos 

80

Reprodução Animal

80

Ciências Políticas e Políticas Contemporâneas

80

Projeto Integrador VI (Manejo e Clínica de Animais Silvestres e Pets Exóticos)

80

 

7º Período

Disciplinas

Carga horária

Diagnostico por Imagem

80

Patologia e Laboratório Clínico 

80

Doenças Parasitárias dos Animais Domésticos

80

Clínica e Terapêutica de Ruminantes

80

Projeto Integrador VII (Administração rural, Elaboração e Avaliação de Projetos Agropecuários)

80

                                                                                                                                           

8º Período

Disciplinas

Carga horária

Produção de Ruminantes

80

Anestesiologia Veterinária e Técnicas Cirúrgicas

80

Tecnologia e Inspeção de Aves, Ovos, Mel e Pescados

80

Clinica e Terapêutica de Pequenos Animais

120

Projeto Integrador VIII (Medicina Veterinária Preventiva, Bioética e Deontologia)

80

 

9º Período

Disciplinas

Carga horária

Produção de Suínos e Aves

80

Tecnologia e Inspeção de Leite e Derivados

80

Manejo e Clinica de Equinos

80

Cirurgia de Pequenos Animais

80

Trabalho de Conclusão de Curso I

40

Estágio Supervisionado I

300

 

10º Período

Disciplinas

Carga horária

Tecnologia e Inspeção de Carnes e Derivados

80

Cirurgia de Grandes Animais

80

Optativa

40

Trabalho de Conclusão de Curso II

40

Estágio Supervisionado II

300

Atividades Complementares

200

 

 

                   Corpo Docente

Docente

Lattes

Aline Ferreira Souza de Carvalho

 http://lattes.cnpq.br/1500238293203606

Camillo Francesco Cesare Canella Filho

 http://lattes.cnpq.br/5442075813066861

Cilene Margarete Pereira

http://lattes.cnpq.br/9574577449606443

Cristiane Gattini b                                           

http://lattes.cnpq.br/0693052791598840

Francisco Ayres de Oliveira Neto

 http://lattes.cnpq.br/7295356309676091

 Glei dos Anjos de Carvalho Castro

http://lattes.cnpq.br/0962612548023369

Jocyare Cristina Pereira de Souza

http://lattes.cnpq.br/6971092838621749

José Osmar Gonçalves Farias

http://lattes.cnpq.br/0085102453027809

Letícia Rodrigues da Fonseca

http://lattes.cnpq.br/4847209046603133

Luciano Marcos Dias Cavalcanti

http://lattes.cnpq.br/9219777786891977

Luis Alberto da Silva

http://lattes.cnpq.br/7809407712012147

Luiz Antonio Andriatta Ayres

http://lattes.cnpq.br/5351089490378994

Luiza Procópio Sarrápio

http://lattes.cnpq.br/3676061586080143

Mauricio Cezar Resende Leite Junior

http://lattes.cnpq.br/3507030985634876

Miriam de Andrade Pereira

 http://lattes.cnpq.br/4727033767170530

Nivaldo da Silva

http://lattes.cnpq.br/3782284923386528

Ramiro Machado Rezende

http://lattes.cnpq.br/0137435812541824

Tatiana Schulien

http://lattes.cnpq.br/4224247310413328

Terezinha Richartz Santana

http://lattes.cnpq.br/9610707436484070

Viviane de Fátima Silva Pessoa

http://lattes.cnpq.br/1364489830624761

                                                                                                                  

 Formas de Avaliação 

A avaliação da aprendizagem no Curso de Medicina Veterinária é entendida como um processo contínuo, sistemático e integral de acompanhamento e julgamento do nível no qual alunos e professores se encontram em relação ao alcance dos objetivos desejados na formação do profissional em questão.

Nesse sentido, deve ser entendida como um processo indissociável da dinâmica de ensino e aprendizagem, pois implica a realização de verificações planejadas para obter diagnósticos periódicos do desempenho dos alunos e professores em relação à transmissão/assimilação e replanejamento das ações sempre que necessário.

Como processo cooperativo implica a tomada de decisão de todos os participantes deste processo (alunos, professores, profissionais dos serviços nos quais ocorre a aprendizagem) em relação ao projeto curricular. Dessa forma, os diferentes momentos da avaliação durante o processo (resultados parciais) legitimam-na como produto apreendido em termos de resultado final.

Para que seja viabilizada dentro desta concepção, é importante que haja clareza quanto às características que nortearão a sua operacionalização:

  • Para ser contínua, a avaliação deve acontecer ao longo de todo o processo de ensino e aprendizagem, realizada em diferentes momentos, não sendo pontual (isolada) nem um momento terminal do processo educativo.
  • Para ser sistemática, a avaliação não pode ser improvisada; deve ser um ato intencional, consciente e planejado como parte integrante do processo de ensino e aprendizagem. Requer-se clareza quanto às suas finalidades, bem como quanto à utilização de instrumentos e medidas adequadas, que seja pensada como uma atividade permanente, permitindo acompanhar passo a passo a evolução do aluno na assimilação, construção e produção do seu conhecimento.
  • Para ser integral, a avaliação deve estender-se a todos os domínios do comportamento: cognitivo, afetivo e psicomotor.
  • Para estar voltada ao alcance dos objetivos, a avaliação deve ser planejada de acordo com o perfil profissional delineado no PPC, explicitado na forma do desempenho (conhecimentos, habilidades e atitudes) desejado no graduando.
  • Para ser indissociável da dinâmica de ensino e aprendizagem, a avaliação deve ser coerente com o projeto pedagógico, no sentido de refletir os objetivos e princípios que o norteiam. Não pode se limitar a um momento separado ou independente do processo de ensino.
  • Para ser inclusiva, a avaliação deve facilitar ao professor, quando detectar problemas e/ou dificuldades de aprendizagem, propor alternativas de recuperação desta, integrando o aluno na busca persistente do alcance dos objetos desejados.
  • Para ser abrangente, a avaliação não deve se restringir ao desempenho do aluno, mas também fornecer subsídios para avaliar o desempenho do professor e de outros profissionais envolvidos na formação acadêmica, auxiliando na tomada de decisões sobre o projeto pedagógico.
  • Para ser cooperativa, a avaliação deve ter atuação ativa de todos os participantes do processo de ensino e aprendizagem, proporcionando feedback mútuo e reflexão sobre o próprio desempenho (autoavaliação).

A avaliação dos processos de ensino e aprendizagem na concepção do curso tem por objetivo visualizar as projeções sociais e reais, não simplesmente interagindo-os, mas construindo-os.

Tipos de Avaliação do Rendimento Acadêmico

A Avaliação do Rendimento Acadêmico se dá a partir de dois aspectos: o aproveitamento escolar e assiduidade.

Quanto ao aspecto da assiduidade, permanece a exigência legal, já conhecida por todos: é considerado aprovado o aluno com frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária prevista para cada componente curricular.

Quanto ao aspecto da avaliação do aproveitamento, em termos de aprendizagem, ficam instituídas as seguintes modalidades de avaliações:

VA - Verificação de Aprendizagem – trata-se de avaliação individual, escrita e/ou prática observada a natureza do componente curricular, referente ao conteúdo programático cumulativo, prevista em calendário específico.

OAt -Outras Atividades – obtida por meio de verificação do rendimento do aluno em atividades (individual ou em grupo), de investigação (pesquisa, iniciação científica, práticas investigativas), de extensão, trabalhos de campo, seminários, resenhas, fichamentos e outras formas de verificações previstas no Plano de Ensino do Professor, respeitado o Calendário Acadêmico, traduzidas em notas. No caso de trabalho em grupo, deverá ser considerado o desempenho individual de cada aluno.

VS – Verificação Substitutiva – avaliação escrita com conteúdo cumulativo, referente a todo o semestre letivo, ofertada ao aluno que a requerer, destinada a substituir apenas uma (01) das VAs perdida pelo mesmo.

VF – Verificação Final – avaliação escrita com conteúdo cumulativo referente a todo o semestre letivo, ofertada após o encerramento do semestre letivo, ao aluno que a requerer, desde que o resultado obtido nas avaliações anteriores tenha sido inferior a 60 pontos e igual ou maior que 40.

Pontuação e Critérios para Apuração da Avaliação do Rendimento Escolar

As VAs – Verificações de Aprendizagem serão em número de três (03) no semestre letivo, em cada componente curricular e com as seguintes pontuações:

  • VA 1 = 15 pontos
  • VA 2 = 25 pontos
  • VA 3 = 35 pontos

As OAts – Outras Atividades terão o valor total de 25 pontos, os quais poderão ser distribuídos em várias atividades, a critério do professor do componente curricular.

A apuração dos resultados da avaliação da aprendizagem é assim processada:

  • NS – Nota Semestral – resultado obtido pelo somatório das VAs (Verificações de Aprendizagem) + OAt -Outras Atividades.
  • RF – Resultado Final – é o resultado da avaliação da aprendizagem obtido pelo aluno por meio da média aritmética simples entre os resultados da Nota Semestral (NS) e Verificação Final (VF), em cada componente curricular, cuja pontuação mínima de aprovação deve ser de 60 pontos.

As médias dos alunos serão calculadas de forma automática pelo Sistema Acadêmico, permitindo-se arredondamento.

Oportunidades de Recuperação da Aprendizagem

A recuperação de aprendizagem é processual e se dará durante o período letivo, sendo realizada por meio de OAt - Outras Atividades e/ outros meios que o professor definir em seu planejamento.

 Autoavaliação 

A UninCor conta com uma Comissão Própria de Avaliação – CPA, autônoma na forma da lei e independente de vínculo com qualquer órgão colegiado ou diretivo da universidade, com as atribuições de condução dos processos de avaliação internos, de sistematização e de prestação das informações, visando à constante melhoria da qualidade do ensino ministrado.

A CPA é constituída, tanto a composição quanto a coordenação, por ato da Reitoria ou por previsão no seu próprio regulamento, assegurada a participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, e vedada a composição que privilegie a maioria absoluta de um dos segmentos.

Serão etapas da auto avaliação do curso:

  • Definição de indicadores e fontes para a compreensão do diagnóstico.
  • Definição dos instrumentos a serem utilizados.
  • Desenvolvimento da auto avaliação.
  • Identificação de problemas e conquistas.
  • Identificação de soluções.
  • Divulgação e discussão dos resultados.
  • Elaboração de Plano de Ação.
  • Acompanhamento / Controle.

 Formas de Acesso  

Enem

A modalidade de ingresso via ENEM se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A modalidade de acesso via ENEM contemplará os candidatos que quiserem utilizar sua nota de um dos 4 últimos exames aplicados do ENEM. O candidato deverá informar o ano de realização do ENEM e a nota obtida na redação, que será validada automaticamente pelo sistema.

Provas On-line

A modalidade de ingresso via prova online está disponível para todos os cursos de graduação ofertados, tanto presenciais como a distância. A Prova Online é composta de uma prova de redação a ser realizada online que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.

Provas Agendadas

A modalidade de ingresso via prova agendada se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A Prova Agendada é composta de uma prova de redação a ser realizada em data previamente escolhida pelo candidato que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.

Vestibular Tradicional

A modalidade de ingresso via prova tradicional se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A Prova Tradicional é composta de uma prova objetiva de 30 questões de múltipla escolha e uma redação, que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório