Na última semana, estudantes do curso de enfermagem da UninCor, realizaram visita técnica ao SAMU, na Macro-Regional Sul de Minas Gerais, em Varginha, e conheceram a unidade, como funciona a Regulação Médica da central e puderam acompanhar de perto o trabalho desenvolvido no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

Acompanhados pelo Prof. João Paulo Soares Fonseca e pela Coordenadora de Enfermagem do SAMU, Marilene Faria Oliveira, os alunos presenciaram todo o processo, desde o contato, através do 192, passando pela triagem e encaminhamento da equipe para o atendimento. Puderam conhecer também toda estrutura disponível nas ambulâncias e na USA [Unidade de Suporte Avançado], que atende ocorrências de alta complexidade.

Professor João Paulo, que ministra a disciplina de Urgência e Emergência, comentou que “a visita consolidou o conteúdo trabalhado em sala de aula, e apresentou aos alunos a prática vivenciada pelos enfermeiros e profissionais da saúde inseridos diretamente neste contexto de atendimento. Este contato é importante também para criar possibilidades e gerar o interesse dos alunos para as mais diversas áreas da enfermagem”.

Para a acadêmica Tatiane Almeida, que já tinha interesse na área pré-hospitalar, “conhecer melhor a natureza do trabalho desempenhado no SAMU é fundamental. Não apenas quem solicita o atendimento, mas, quem trabalha na área da saúde também precisa entender os processos para poder contribuir da melhor forma com o serviço e deixa-lo ainda mais eficiente”.

O Samu Regional, inaugurado no final de janeiro, engloba 153 municípios do Sul e Sudoeste de Minas Gerais. Ao todo serão 34 bases, incluindo Três Corações, que contam com 43 ambulâncias, sendo 9 delas equipadas com UTI´s móveis.