Durante todo o mês de novembro, a UninCor se mobilizou quanto à prevenção do Câncer de Próstata. A Campanha do Novembro Azul é uma maneira de incentivar que os homens cuidem melhor da saúde e façam os exames preventivos.
 
Como parte das atividades de conscientização, a equipe da Liga da Psicanálise, do Curso de Psicologia da UninCor, participou de ação no PSF do Parque das Colinas. Acompanhados da professora Nina Arbex, os estudantes conversaram com os homens que participaram do encontro para que eles pudessem perceber o quanto é importante o cuidado consigo mesmo. "O grande desafio ao se falar em Saúde do Homem é que eles evitam procurar ajuda médica por receio de se depararem com algum tipo de enfermidade. Isso porque a maioria deles acreditam que estar doente é falhar, demonstra fraqueza. A intervenção da Liga de Psicanálise foi voltada para que eles pudessem perceber que cuidar de si é buscar saúde e não a doença", comentou a professora.
 
Em seguida, houve palestra com o médico Ernísio Eustáquio sobre Câncer de Próstata e a importância dos exames preventivos. No Brasil, de acordo com dados da OMS, o Câncer de Próstata é o segundo mais incidente em homens - ficando atrás apenas do Câncer de Pele Não-Melanoma.
 
A detecção precoce do Câncer compreende duas estratégias: o diagnóstico de pessoas que apresentam sinais iniciais da doença; e aquela que é voltada para quem não apresenta nenhum sintoma, entendida como sistema de rastreamento. 
 
Por ter uma evolução silenciosa, as duas principais formas de diagnóstico precoce, o exame do PSA - feito através de coleta de sangue - e o do toque retal, são fundamentais para diminuir riscos e aumentar as chances de cura com tratamento adequado.