Biblioteca Solidária


"Em conformidade com os princípios de responsabilidade social da instituição, a Biblioteca desenvolve projetos que contribuem para inclusão social, para o desenvolvimento econômico e social, para a defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural, além de promover o senso se solidariedade em toda a comunidade acadêmica da instituição.

Neste sentido, a biblioteca possui os seguintes projetos em andamento:"

Fechar todos | Abrir todos

Biblioteca Comunitária - Compromisso Social

Biblioteca Comunitária /Compromisso Social

Além da missão de oferecer apoio bibliográfico ao ensino e a pesquisa as Bibliotecas desenvolvem atividades trabalhando o aspecto do compromisso social de nossos acadêmicos com a Sociedade Tricordiana. O Projeto visa com especial atenção, às crianças, adolescentes e jovens de regiões de alto índice de criminalidade. Além de materiais doados (livros, revistas, materiais escolares, apostilas, alimentos, presentes, etc.), em parceria com a Empresa Infoisis que oferece o Sistema de Gerenciamento de Bibliotecas,  ajudamos na estruturação das bibliotecas contribuindo para a melhoria da educação e formação das crianças e jovens das comunidades.

Projeto Universitário + Biblioteca = Uma Atitude Social

Tem como objetivo arrecadar materiais escolares e alimentos como forma alternativa de pagamentos de multas em decorrência de atrasos na devolução das obras.

Os materiais escolares arrecadados são distribuídos nas escolas da região de Três Corações, e os alimentos são direcionados para instituições da cidade que atendem famílias carentes.

Projeto Valvi”

O Projeto Valvi é uma associação sem fins lucrativos que investe em ações que permitam a modificação da sociedade, nos termos da legalidade, humanística e integração do homem social, natural e livre.  O Projeto visa atender também, com especial atenção, às crianças, adolescentes e jovens em uma região de alto índice de criminalidade.

Em parceria com a Empresa Infoisis que oferece o Sistema de Gerenciamento de Bibliotecas da Mantenedora,  ajudamos na estruturação das bibliotecas contribuindo para a melhoria da educação e formação das crianças e jovens das comuniudades.

Projeto Bairro Betânia”

Em parceria com o Clube Lions e a Associação Comercial do bairro Betânia, trabalham no projeto Biblioteca Comunitária incentivando e fortalecendo a articulação entre os atores sociais das comunidades a partir de suas participações na implementação do projeto. A Biblioteca como um espaço privilegiado, atendendo à população local e oferecendo materiais didáticos, livros de literatura, acesso à internet, entre outros serviços, contribui para a formação continuada dos indivíduos e o desenvolvimento de competências.

O compromisso do projeto é a doação de materiais bibliográficos e de mão de obra. O sistema de gerenciamento da Biblioteca é o mesmo sistema utilizado nas bibliotecas das faculdades - WINISIS/UNESCO/Infoisis. O software é disponibilizado sem nenhum custo e uma pessoa da comunidade foi treinada para a execução das atividades.

Biblioteca Cultural
O projeto cultural da Biblioteca apresenta atividades culturais visando a uma maior integração e incentivo para a melhoria das relações entre a instituição e a comunidade em seu sentido mais amplo e, particularmente, em seu entorno, tendo em vista a sua privilegiada localização geográfica.

Em parceria com professores, alunos e Coordenação do Curso de Comunicação, são promovidas, anualmente, atividades de caráter cultural, como exposições fotográficas temáticas, exposições de criações publicitárias dos alunos, propostas de projetos, apresentações musicais, teatrais ou performáticas de interesse público, entre outras.

bibliotecacultural

No aspecto dos recursos humanos, serão disponibilizados técnicos qualificados para operarem atividades didáticas e recreativas a partir da curadoria dos professores, ante as coordenações dos cursos e em parceria com a biblioteca.

A implementação do Projeto Cultural da Biblioteca estende-se ao Projeto de Unificação das Bibliotecas da Mantenedora. O calendário é adaptado às especificidades físicas e de acesso e em datas obviamente alternadas em função da alocação de equipamentos, pessoal e espaço. Assim, elaborou-se um calendário educativo e cultural para além dos limites da instituição privada, contemplando a integração com a sociedade.

Biblioteca em Movimento
bibliotecacultural

bibliotecacultural

O projeto Biblioteca em Movimento tem como seu principal objetivo a elevação dos níveis de leitura e cultura da comunidade acadêmica. Desenvolvido em parceria com os professores, alunos e coordenação do Curso de Comunicação, o programa abriga vários projetos voltados para a expansão dos níveis de leitura da comunidade acadêmica, disponibilizando acesso aos bens culturais do país, como a Literatura Brasileira.

Percebendo que, muitas vezes, a comunidade acadêmica aguarda por atendimento em espaços como a Central de Atendimento, recepções, Núcleo de Assistência Social, lanchonetes, entre outros espaços, elaboramos este projeto para que esse tempo de espera possa ser preenchido com leituras agradáveis. Para tanto, é utilizada a parte posterior das cadeiras onde são afixados envelopes de plástico transparente, contendo textos breves de Literatura Brasileira (contos, crônicas, poemas, trechos de romance, músicas), impressos em frente e verso. Tais textos são escritos em caracteres grandes, para serem lidos por um leitor médio, no espaço de 10 a 15 minutos, enquanto aguarda atendimento. Os envelopes ficam presos por alças de fio de nylon, possibilitando ao leitor seu manuseio sem, contudo, retirá-los do local (o que garante sua leitura por outros usuários). Em toda a faculdade, serão espalhados exemplares, sendo que cada uma deles contém dois textos diferentes. As edições são mensais e temáticas.
Coleção de Memória
Ministros da Alegria
bibliotecacultural bibliotecacultural bibliotecacultural

Uma bibliotecária da instituição leva alegria e descontração a crianças e famílias de áreas vulneráveis, através do gripo Ministros da Alegria. Sem fins lucrativos, o projeto leva consolo e paz em hospitais, entidades públicas como creches e asilos, institutos educacionais carentes e outros locais desfavorecidos socialmente. Com contação de histórias, cânticos infantis, truques, malabarismos, balões, teatros e outras diversas brincadeiras, os Ministros da Alegria fazem com que ambientes muitas vezes tão tristes e esquecidos se encham de alegria.

Em parceria com a Universidade , a Associação Ministros da Alegria é mantida através de doações de voluntários: cestas básicas, fraldas, balões, brinquedos, roupas especiais, serviços de gráfica, materiais para as brincadeiras, transporte de pessoal, auxílio às mães carentes que acompanham filhos doentes, etc.

Periodicamente, são feitas campanhas internas para a arrecadação de doações, mobilizando a comunidade acadêmica e contribuindo com o trabalho do Grupo, conforme a demanda de cada época.

Campanhas educativas

A Biblioteca também sempre lança campanhas educativas para a comunidade através de cartazes e divulgação nos veículos de comunicação da Instituição. Algumas delas são:
Campanha do silêncio: Com uma figura sugestiva, onde se lê “No silêncio, seus estudos se desenvolvem melhor e você mostra respeito ao estudo do próximo”.

Campanha anti-furto dos livros: Com uma figura sugestiva, onde se lê “A Biblioteca só tem a acrescentar, por isso não diminua o que é de todos. Pegou emprestado, cuide bem e devolva.”.

Campanha CTI dos livros: através de uma exposição na portaria das faculdades, com um banner explicativo, há uma maca, um suporte de soro e aparelhagem própria encontrada no hospital. Sobre a maca, vários livros danificados pela própria comunidade acadêmica. Durante a exposição, é transmitido um pequeno vídeo com fotos dos cartazes das campanhas e os serviços prestados pela Biblioteca.

Campanha Brinquedo por Multa: no final do ano, promoveremos uma campanha em que todos os alunos com multas podem doar brinquedos novos ao invés de livros para abonar a multa. Esses brinquedos são doados para creches, orfanatos, entre outros.

Campanha Procurado: Com a imagem de vilões dos desenhos animados, os dizeres:
“Procurado: Capitão Gancho. Crime: Danificar os materiais da biblioteca. Não seja você o vilão dessa história”.
“Procurado: Coringa. Crime: Falar alto e utilizar o celular na biblioteca. Não seja você o vilão dessa história”.
“Procurado: Frajola. Crime: Comer na biblioteca. Não seja você o vilão dessa história”.
Toda a produção artística dos cartazes e materiais utilizados nas campanhas citadas são feitas por alunos do Curso de Comunicação, estagiários da Agência Experimental Criatório.

Campanha Virus: De forma bastante  lúdica, foram criados "virus" alertando os usuários para conservação dos materias.