Para ler e escrever: práticas sobre alfabetização e letramento

Ementa: Este curso propicia uma discussão que envolva os conhecimentos teóricos referentes às práticas de alfabetização e letramento, levando em consideração a educação contemporânea, tais como a análise de situações positivas e negativas que envolvam projetos ligados à leitura e escrita a partir da diversidade da sala de aula; pensar em práticas que possam dinamizar o trabalho do professor; analisar propostas de atividades que propiciem a interação dos sujeitos (alunos) com a leitura e a escrita.

Estudos Interartes – relações entre Poesia e Artes Plásticas

Ementa: Este curso propõe fazer um estudo comparativo entre a Literatura (especificamente o gênero lírico) e as Artes Plásticas. Para isso, pretendemos refletir sobre os possíveis diálogos entre a arte da palavra e as artes plásticas, em suas formas tradicionais (a pintura e a escultura) e as mais contemporâneas (colagens, read mades, instalações, etc.).

Tópicos de Literatura Infanto-Juvenil

Ementa: O presente curso de extensão objetiva apresentar alguns tópicos sobre a Literatura Infanto-Juvenil, em especial a brasileira e será dividido em dois momentos: o primeiro consistirá na explanação da Literatura Infanto-Juvenil: das origens à contemporaneidade, e o segundo tratará dos seus aspectos estéticos, éticos e mercadológicos.

Jogos da escrita

Ementa: Esta oficina destina-se a apresentar e experimentar algumas formas possíveis do lado lúdico da escrita criativa, tomando como ponto de partida a “escrita sob restrições” praticada pelos integrantes do grupo OULIPO. A partir de algumas restrições utilizadas no OULIPO, foram desenvolvidos alguns “Jogos de Escrita” que potencializam o lado lúdico de escrever, de forma a tornar mais prazerosa a relação com a palavra escrita e com a produção literária.

Carga horária: 04 horas

Da formação docente à prática: desafios em sala de aula

Ementa: O curso propicia uma discussão que envolva os conhecimentos teóricos e práticos referentes à formação docente e o agir em sala de aula. Além disso, abre-se um espaço de reflexão sobre os conceitos de educação e escolarização, levando-se em conta a realidade escolar contemporânea.

Carga horária: 08 horas

Adaptações de textos literários para o cinema

Este curso de extensão objetiva discutir as relações da literatura e outras artes e apresentar análises de traduções/adaptações de textos entre literatura e o sistema semiótico audiovisual (cinema, vídeo e televisão), por meio de estudo comparativo entre os diferentes tipos de linguagem, utilizando, ainda, contributos teóricos da teoria da tradução intersemiótica.

Carga horária: 08 horas

Língua Portuguesa: da fala à escrita

Ementa: O curso objetiva proporcionar conhecimentos teóricos e práticos referentes à leitura, interpretação, linguagem e produção textual. Além disso, abre-se um espaço de reflexão acerca do modo de organização dos textos orais ou escritos em diferentes situações de comunicação.

Carga horária: 08 horas

Aprender a argumentar é aprender a raciocinar

Ementa: O curso reúne teorias que são funcionais e/ou aplicáveis ao estudo do sentido, oferecendo uma referência de percursos teóricos que ressaltam a importância dos raciocínios lógicos para a estruturação das argumentações. Será introduzida a possibilidade de perceber o sentido, nos estudos do discurso, utilizando-se de categorias que refletem os modos de se raciocinar. A ideia é ressaltar que, quando se produz textos/discursos, certas estratégias podem ser utilizadas a fim de potencializar o uso dos argumentos e, com isso, reconhecer tanto as operações básicas do discurso, quanto o processo que forja os sentidos e produz conhecimento.

Carga horária: 08 horas

Conto literário: teoria e prática de análise

Ementa: O curso objetiva discutir teoricamente o conto literário, gênero de difícil definição, como apontam contistas famosos como Machado de Assis, Mário de Andrade e Julio Cortazar. A partir, sobretudo, da teorização dos escritores Julio Cortazar, Edgar Allan Poe e Anton Tchekhov, propõe-se uma leitura de contos, buscando organizar métodos de análise.

Carga horária: 08 horas

Literatura e Cinema: a adaptação (Oficina da Mostra de Curtas-Metragens de Cambuquira/MOSCA)

Ementa: A oficina propõe uma reflexão sobre as possibilidades de diálogo que o processo adaptativo promove entre os campos literário e cinematográfico. Para tanto, serão brevemente apresentadas algumas perspectivas teóricas relativas à adaptação, com destaque para as proposições de Linda Hutcheon e Robert Stam, seguidas de exibição e leituras comentadas de textos literários e fílmicos nos quais esses diálogos se concretizam.

Carga horária: 04 horas