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gestao ambiental

 Informações Gerais  

    

Regime escolar: Semestral
Turno de funcionamento: Noturno

Integralização Curricular
Modalidade: Bacharelado – Presencial
Tempo previsto: Mínimo 04 semestres e Máximo: 08 semestres
Carga horária total: 1.800 horas

  Perfil do Egresso   

   

O perfil desejado para o Tecnólogo em Gestão Ambiental é o de um profissional pautado pelos princípios éticos, com uma atitude proativa, capaz de atuar em equipe, interagindo com diferentes profissionais, em diversos segmentos da sociedade, e que busca o equilíbrio entre a utilização sustentável dos recursos ambientais e o desenvolvimento socioeconômico regional. O profissional deverá deter sólidos conhecimentos teóricos e aplicados sobre a complexidade ambiental, processos produtivos, produção mais limpa de processos produtivos e sobre gestão ambiental integrada.

Deverá estar apto a identificar e analisar impactos ambientais, propor alternativas para minimizar e ou remediar problemas, planejar e implementar sistemas e projetos que objetivem a utilização sustentável de recursos naturais e o gerenciamento dos resíduos gerados. O profissional deverá estar apto a realizar pesquisas, redigir pareceres, laudos e relatórios, bem como socializar conhecimentos adquiridos e tecnologias produzidas.

  Objetivos   

Objetivo Geral

Formar profissionais com responsabilidade socioambiental, visão integrada do meio ambiente e ética, que possam minimizar e gerir os problemas ambientais em diversos segmentos da sociedade, contribuindo para o desenvolvimento de sua região e para a melhoria da qualidade de vida.

Objetivos Específicos

  • Interagir criativamente face aos diferentes contextos organizacionais e sociais;
  • Conhecer estratégias de gestão ambiental;
  • Dominar conceitos atuais de gestão empresarial;
  • Utilizar recursos de Internet;
  • Aplicar conhecimentos em desenvolvimento de plano estratégico para questões de impacto ambiental;
  • Analisar tendências de sistemas de preservação ambiental;
  • Possuir comportamento empreendedor: busca de oportunidade, planejamento, autoconfiança, correr riscos calculados, estabelecimento de metas, persuasão e rede de contato;
  • Conhecer a aplicação da legislação ambiental, do consumidor e Políticas Públicas relacionadas ao meio ambiente;
  • Coletar, analisar e tratar dados;
  • Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo de trabalho, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos;
  • Saber planejar-se, auto organizar-se, estabelecer métodos próprios de gerenciar seu tempo e espaço de trabalho;
  • Ter expressão e comunicação com seu grupo, superiores hierárquicos ou subordinados, de cooperação, trabalho em equipe, diálogo, exercício da negociação e de comunicação interpessoal;
  • Utilizar todos os conhecimentos – obtidos através de fontes, meios e recursos diferenciados - nas diversas situações encontradas no mundo do trabalho, isto é, da capacidade de transferir conhecimentos da vida cotidiana para o ambiente de trabalho e vice-versa;
  • Apresentar iniciativa, criatividade, vontade de aprender, abertura às mudanças, consciência da qualidade e das implicações éticas do seu trabalho;
  • Refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção (compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva, seus direitos e deveres);
  • Ter raciocínio crítico e analítico para operar com valores, para estabelecer relações formais e causais entre fenômenos e para expressar-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;
  • Desenvolver a capacidade de aprendizagem permanente, acompanhando mudanças nas condições de trabalho e se atualizando através de outros estudos e cursos.

  Habilidades e Competências   

  • Avaliar técnica e economicamente as tecnologias e práticas gerenciais para minimização dos impactos ambientais adversos;
  • Agregar formação técnica, empreendedora, criativa, humanística e ética ao gestor ambiental, visando uma maior inserção e participação na sociedade;
  • Aplicar os conceitos de gestão ambiental para o desenvolvimento sustentável;
  • Demonstrar a compreensão do todo administrativo, de modo integrado, sistêmico e estratégico, bem como de suas relações com o ambiente externo;
  • Utilizar a legislação ambiental local, nacional e internacional;
  • Compreender a necessidade do contínuo aperfeiçoamento profissional e do desenvolvimento da autoconfiança;
  • Participar da elaboração de estudos e relatórios de impactos ambientais;
  • Interagir com profissionais de outras áreas, a partir de sua formação interdisciplinar;
  • Aplicar as normas de qualidade ambiental e conhecer os processos para certificação;
  • Estabelecer metas, objetivos e estratégias para alcançar os resultados esperados;
  • Participar da elaboração de programas de gestão de unidades de conservação;
  • Participar na elaboração de programas de identificação de poluentes e na recuperação de áreas degradadas;
  • Conscientizar a comunidade para a participação nas lutas pela conservação do meio ambiente;
  • Realizar consultoria, palestras e treinamentos em gestão ambiental;
  • Avaliar os métodos e as técnicas utilizadas para a análise, conservação e controle ambiental;
  • Identificar os fundamentos de meio ambiente relacionados às atividades da gestão ambiental;
  • Selecionar as estratégias adequadas de ação, visando o atendimento de interesses interpessoais e institucionais;
  • Definir os aspectos, impactos e riscos ambientais relacionados ao contexto empresarial;
  • Aplicar as tecnologias ambientais e implantar programas de gestão ambiental para o setor público e privado;
  • Implementar os sistemas integrados de gestão ambiental;
  • Realizar auditorias ambientais, vistoria, avaliação, laudo e parecer técnico, para área pública e privada;
  • Resolução de situações com flexibilidade e adaptabilidade diante de problemas e desafios organizacionais;
  • Aplicar a educação ambiental para melhoria da qualidade de vida da comunidade.

  Grade Curricular

Grade Curricular

1º Período

Disciplinas
Meteorologia e Climatologia
Fundamentos da Administração
Comunicação e Processo Científico
Saneamento Ambiental
Microbiologia e Parasitologia Ambiental
Projeto Integrador I (Empreendedorismo, Liderança, Criatividade e Inovação)

2º Período

Disciplinas
Desenvolvimento do Pensamento Filosófico
Estatística Aplicada
Gestão Estratégica de Pessoas
Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos
Geologia e Biologia do Solo
Projeto Integrador II (Responsabilidade Social, Educação, Étnico-racial)

3º Período

Disciplinas
Desenvolvimento Social e Humano 
Gestão Estratégica de Marketing
Elaboração e Análise de Projetos Ambientais
Química Geral
Tratamento de Efluentes Industriais
Projeto Integrador III (Meio Ambiente e Sustentabilidade)

4º Período

Disciplinas
Perícia e Avaliação de Impactos e Riscos Ambientais
Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto
Análise do Ciclo de Vida dos Produtos
Química Analítica e Ambiental
Optativa 
Trabalho de Conclusão de Curso
Projeto Integrador IV (Gestão e Tecnologia)

Atividades a serem integralizadas ao longo do Curso
 
Atividades Complementares
Estágio Supervisionado
Total
Carga Horária
Disciplinas
Estágios
Atividades Complementares
Carga Horária Total em Horas


  Formas de Avaliação   

A Avaliação do Rendimento Acadêmico se dá a partir de dois aspectos: o aproveitamento escolar e assiduidade.

Quanto ao aspecto da assiduidade, permanece a exigência legal, já conhecida por todos: é considerado aprovado o aluno com frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária prevista para cada componente curricular.

Quanto ao aspecto da avaliação do aproveitamento, em termos de aprendizagem, ficam instituídas as seguintes modalidades de avaliações:

VA - Verificação de Aprendizagem – trata-se de avaliação individual, escrita e/ou prática observada a natureza do componente curricular, referente ao conteúdo programático cumulativo, prevista em calendário específico.

OAt -Outras Atividades – obtida por meio de verificação do rendimento do aluno em atividades (individual ou em grupo), de investigação (pesquisa, iniciação científica, práticas investigativas), de extensão, trabalhos de campo, seminários, resenhas, fichamentos e outras formas de verificações previstas no Plano de Ensino do Professor, respeitado o Calendário Acadêmico, traduzidas em notas. No caso de trabalho em grupo, deverá ser considerado o desempenho individual de cada aluno.

VS – Verificação Substitutiva – avaliação escrita com conteúdo cumulativo, referente a todo o semestre letivo, ofertada ao aluno que a requerer, destinada a substituir apenas uma (01) das VAs perdida pelo mesmo.

VF – Verificação Final – avaliação escrita com conteúdo cumulativo referente a todo o semestre letivo, ofertada após o encerramento do semestre letivo, ao aluno que a requerer, desde que o resultado obtido nas avaliações anteriores tenha sido inferior a 60 pontos e igual ou maior que 40.

Pontuação e Critérios para Apuração da Avaliação do Rendimento Escolar

As VAs – Verificações de Aprendizagem serão em número de três (03) no semestre letivo, em cada componente curricular e com as seguintes pontuações:

  • VA 1 = 15 pontos
  • VA 2 = 25 pontos
  • VA 3 = 35 pontos

As OAts – Outras Atividades terão o valor total de 25 pontos, os quais poderão ser distribuídos em várias atividades, a critério do professor do componente curricular.

A apuração dos resultados da avaliação da aprendizagem é assim processada:

  • NS – Nota Semestral – resultado obtido pelo somatório das VAs (Verificações de Aprendizagem) + OAt -Outras Atividades.
  • RF – Resultado Final – é o resultado da avaliação da aprendizagem obtido pelo aluno por meio da média aritmética simples entre os resultados da Nota Semestral (NS) e Verificação Final (VF), em cada componente curricular, cuja pontuação mínima de aprovação deve ser de 60 pontos.

As médias dos alunos serão calculadas de forma automática pelo Sistema Acadêmico, permitindo-se arredondamento.

Oportunidades de Recuperação da Aprendizagem

A recuperação de aprendizagem é processual e se dará durante o período letivo, sendo realizada por meio de OAt - Outras Atividades e/ outros meios que o professor definir em seu planejamento.

  Autoavaliação   

A autoavaliação proposta para o curso de Tecnólogo em Gestão Ambiental visa fornecer dados e informações para análise do

A UninCor conta com uma Comissão Própria de Avaliação – CPA, autônoma na forma da lei e independente de vínculo com qualquer órgão colegiado ou diretivo da universidade, com as atribuições de condução dos processos de avaliação internos, de sistematização e de prestação das informações, visando à constante melhoria da qualidade do ensino ministrado.

A CPA é constituída, tanto a composição quanto a coordenação, por ato da Reitoria ou por previsão no seu próprio regulamento, assegurada a participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, e vedada a composição que privilegie a maioria absoluta de um dos segmentos.

Serão etapas da auto avaliação do curso:

  • Definição de indicadores e fontes para a compreensão do diagnóstico.
  • Definição dos instrumentos a serem utilizados.
  • Desenvolvimento da auto avaliação.
  • Identificação de problemas e conquistas.
  • Identificação de soluções.
  • Divulgação e discussão dos resultados.
  • Elaboração de Plano de Ação.
  • Acompanhamento / Controle.

  Formas de Acesso    

Enem

A modalidade de ingresso via ENEM se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A modalidade de acesso via ENEM contemplará os candidatos que quiserem utilizar sua nota de um dos 4 últimos exames aplicados do ENEM. O candidato deverá informar o ano de realização do ENEM e a nota obtida na redação, que será validada automaticamente pelo sistema.

Provas On-line

A modalidade de ingresso via prova online está disponível para todos os cursos de graduação ofertados, tanto presenciais como a distância. A Prova Online é composta de uma prova de redação a ser realizada online que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.

Provas Agendadas

A modalidade de ingresso via prova agendada se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A Prova Agendada é composta de uma prova de redação a ser realizada em data previamente escolhida pelo candidato que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.

Vestibular Tradicional

A modalidade de ingresso via prova tradicional se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A Prova Tradicional é composta de uma prova objetiva de 30 questões de múltipla escolha e uma redação, que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.