Perfil do egresso

O Programa de Mestrado em Letras – Linguagem, Cultura e Discurso atende principalmente graduados em Letras. No entanto, devido a seu perfil interdisciplinar, graduados de outros cursos das áreas de Humanas e Sociais, interessados em questões relativas à linguagem, cultura e discurso, são contemplados, tais como aqueles formados em Pedagogia, Comunicação Social, Direito, Psicologia, Filosofia, História, etc.

O egresso formado pelo Programa de Mestrado em Letras se caracteriza por uma formação profissional com competências para pesquisa e docência em Ensino Superior. As atividades do Programa são voltadas, pois, para essa base formativa, objetivando capacitar o aluno para o intercâmbio entre experiências teóricas e práticas, pautadas pelo compromisso ético e pelo respeito.

As disciplinas do Programa objetivam não só o aprimoramento teórico necessário à pesquisa, mas também capacitar o discente a:

- reflexão teórica aprofundada na área de concentração do Programa;

- coleta e análise de dados pertinentes ao campo de pesquisa;

- compreensão dos processos de construção de sentidos de práticas discursivas diversas, considerando suas condições de produção e recepção;

- reflexão crítica sobre práticas culturais diversas e seus sentidos;

- atender às demandas culturais a partir de instrumental teórico pertinente;

- compreensão dos mecanismos de estruturação do texto acadêmico;

- produção de conhecimentos científicos na área de concentração do Programa, com capacidade de reflexão crítica adequada à tríade ensino-pesquisa-extensão;

- prática docente reflexiva e ética, estabelecendo relações entre campos teórico e prático;

- contribuir para a formação de leitores críticos de diversas produções textuais, considerando seus gêneros e tipos e registros linguísticos.