Disciplinas obrigatórias

 

Teorias Críticas da Contemporaneidade: O objetivo da disciplina é empreender um estudo crítico sobre as diversas tendências que marcaram a Teoria da Literatura no período que vai do início do século XX aos dias atuais, buscando oferecer uma visão panorâmica desse campo disciplinar na contemporaneidade e disponibilizar instrumental teórico para a análise de manifestações literárias e culturais.

Teorias do discurso: Nesta disciplina, busca-se construir uma visão global das principais teorias de análise de discurso, refletindo sobre as condições históricas e ideológicas da enunciação e do enunciado, a constituição do sujeito nos processos de produção e recepção da linguagem bem como sobre as questões de intertextualidade e interdiscursividade.

Metodologia do Trabalho Científico: A disciplina trata dos pressupostos teórico-filosóficos da pesquisa científica, abordando suas principais correntes e tendências. Busca refletir ainda sobre a natureza do conhecimento e os fundamentos da ciência. Pretende também desenvolver no aluno a capacidade de aplicar métodos científicos ao realizar suas pesquisas, além de habilitá-lo no emprego de normas técnicas.

Produção e Análise de Texto: O objetivo da disciplina é refletir sobre produção e análise de textos orais e escritos, considerando tanto fatores linguísticos quanto extralinguísticos de produção textual. Para isso, é necessário discutir as diversas concepções de gêneros discursivos e textuais, bem como o funcionamento da e na linguagem em diferentes tipos de textos.
 
Seminários de Pesquisa em Letras (Seminários de tópicos variáveis em Letras)