Grupo de Pesquisa Minas Gerais: Diálogos
_______________________________________________________________________________________________________________________________

Apresentação

grupo de pesquisa dialogosO grupo de pesquisa “Minas Gerais: diálogos” propõe o estudo crítico-teórico, analítico-interpretativo e/ou comparativo de textos e autores que tenham Minas Gerais como “espaço literário” seja por ser lugar de procedência dos autores contemplados, seja por ser tematizada em escritos de autores nascidos em outras lugares, ou ainda por ser local privilegiado de publicação e difusão de certos autores não mineiros.

Além do aspecto literário, este grupo também contempla o estudo das manifestações artísticas de Minas Gerais, de caráter urbano e/ou rural, priorizando o diálogo que eventualmente estabeleçam com a literatura. Destaca-se o empenho particular em “descobrir”, divulgar e valorizar autores da região de Três Corações, promovendo a cultura local.

Contato:

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  

Projeto de Pesquisa Acervos Tricordianos
___________________________________________________________________________________________________________

Apresentação

Acervos Tricordianos

paisagem-ruralO projeto de pesquisa Acervos Tricordianos tem como objetivo realizar um mapeamento dos acervos que possam dar acesso à memória, ao imaginário social e à produção artística e cultural da comunidade tricordiana. É seu objetivo, também, submeter o material encontrado a uma análise preliminar, a fim de oferecer subsídios para futuras pesquisas que o tomem como objeto. Para tanto, além da pesquisa de campo, por meio de entrevistas, visitas a arquivos e bibliotecas e catalogação de documentos, está sendo realizada também a pesquisa bibliográfica sobre temas e questões teóricas como a própria prática arquivística, as fronteiras entre a literatura e a História, a construção da identidade, a memória social e os conceitos de universal, particular, local e global. Os resultados da pesquisa estão sendo divulgados por diversos meios, principalmente por este site específico na Internet. Busca-se, assim, contribuir para o conhecimento, o debate e a reflexão da comunidade tricordiana sobre si mesma, seu passado, sua cultura, sua identidade e seus dilemas.

Nota ao leitor

A edição final dos textos deste site foi feita em novembro de 2007. Em virtude da própria natureza do trabalho, assumimos de antemão a incompletude e a possibilidade de erros, informações não atualizadas e omissões significativas na coleção de dados aqui reunida. Estamos abertos, no entanto, a analisar sugestões e fazer os acertos que nos forem recomendados. É importante também chamar atenção para o fato de que a maior parte dos textos da seção “Artigos” foi produzida pelas alunas, ao longo de dois anos de pesquisa. Por isso, eles refletem diferentes momentos no processo de investigação, reflexão e amadurecimento acadêmico das pesquisadoras.

Contatos:

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. – Aline de Souza Pereira (pesquisadora)

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. – Rejany Carvalho Lemes (pesquisadora)

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. – Talita Carlos Tristão (pesquisadora)

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. – Marcelino Rodrigues da Silva (coordenador)

 

Grupo de Pesquisa Logos - Estudos de língua, linguagem e discurso
___________________________________________________________________________________________________________

Apresentação

Logos 1Criado em 2012, o LOGOS reúne pesquisadores e estudantes da Universidade do Vale do Rio Verde (UninCor) e de outras instituições da região e do país com interesse em estudar e compreender, entre outras, práticas linguísticas e discursivas da/na região de Minas Gerais, promovendo a interação acadêmica e científica entre elas. O grupo se propõe, assim, a ser um espaço de produção e circulação de conhecimento sobre a linguagem e suas especificidades no espaço mineiro.

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.