Grupo de Pesquisa Minas Gerais: Diálogos
_______________________________________________________________________________________________________________________________

Apresentação

tarsila do amaralO grupo de pesquisa “Minas Gerais: diálogos”, vinculado às linhas de pesquisa Literatura, História e Cultura e Discurso e Produção de Sentido, do Programa de Mestrado em Letras da Universidade Vale do Rio Verde, propõe o estudo crítico-teórico, analítico-interpretativo e/ou comparativo de textos que tenham Minas Gerais como “espaço literário, cultural e discursivo” a partir de três perspectivas: 1. o estudo de obras e autores mineiros ou que temáticas associadas a este espaço literário, destacando o empenho particular em “descobrir”, divulgar e valorizar autores da região sul mineira, promovendo a cultura local; 2. o estudo das manifestações culturais do Estado, de caráter urbano e/ou rural, priorizando o diálogo que eventualmente estabeleçam com a literatura e a sociedade; 3. o estudo das práticas linguísticas e discursivas da/na região mineira.

Contato:

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  

Projeto de Pesquisa Acervos Tricordianos
___________________________________________________________________________________________________________

Apresentação

Acervos Tricordianos

paisagem-ruralO projeto de pesquisa Acervos Tricordianos tem como objetivo realizar um mapeamento dos acervos que possam dar acesso à memória, ao imaginário social e à produção artística e cultural da comunidade tricordiana. É seu objetivo, também, submeter o material encontrado a uma análise preliminar, a fim de oferecer subsídios para futuras pesquisas que o tomem como objeto. Para tanto, além da pesquisa de campo, por meio de entrevistas, visitas a arquivos e bibliotecas e catalogação de documentos, está sendo realizada também a pesquisa bibliográfica sobre temas e questões teóricas como a própria prática arquivística, as fronteiras entre a literatura e a História, a construção da identidade, a memória social e os conceitos de universal, particular, local e global. Os resultados da pesquisa estão sendo divulgados por diversos meios, principalmente por este site específico na Internet. Busca-se, assim, contribuir para o conhecimento, o debate e a reflexão da comunidade tricordiana sobre si mesma, seu passado, sua cultura, sua identidade e seus dilemas.

Nota ao leitor

A edição final dos textos deste site foi feita em novembro de 2007. Em virtude da própria natureza do trabalho, assumimos de antemão a incompletude e a possibilidade de erros, informações não atualizadas e omissões significativas na coleção de dados aqui reunida. Estamos abertos, no entanto, a analisar sugestões e fazer os acertos que nos forem recomendados. É importante também chamar atenção para o fato de que a maior parte dos textos da seção “Artigos” foi produzida pelas alunas, ao longo de dois anos de pesquisa. Por isso, eles refletem diferentes momentos no processo de investigação, reflexão e amadurecimento acadêmico das pesquisadoras.

Contatos:

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. – Aline de Souza Pereira (pesquisadora)

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. – Rejany Carvalho Lemes (pesquisadora)

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. – Talita Carlos Tristão (pesquisadora)

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. – Marcelino Rodrigues da Silva (coordenador)

 

Grupo de Pesquisa Logos - Estudos de língua, linguagem e discurso
___________________________________________________________________________________________________________

Apresentação

Logos 1Criado em 2012, o LOGOS reúne pesquisadores e estudantes da Universidade do Vale do Rio Verde (UninCor) e de outras instituições da região e do país com interesse em estudar e compreender, entre outras, práticas linguísticas e discursivas da/na região de Minas Gerais, promovendo a interação acadêmica e científica entre elas. O grupo se propõe, assim, a ser um espaço de produção e circulação de conhecimento sobre a linguagem e suas especificidades no espaço mineiro.

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.