Projetos de Pesquisa Concluídos

- Projeto: Oralidade, cultura escrita e letramentos: um estudo de comunidades do Vale do Rio Verde

Descrição: Observação, registro e análise de práticas de letramento das comunidades do Vale do Rio Verde, predominantemente Três Corações e entornos. Este projeto propicia a investigação de práticas discursivas, associadas tanto aos letramentos hegemônicos quanto aos letramentos periféricos e busca conciliar o interesse acadêmico por especificidades locais com questões de natureza global, acolhendo diversos projetos de pesquisa de Mestrado, a saber: 1. Memória e identidade: uma travessia através de narrativas orais; 2. Memorial reflexivo: história e análise de uma trajetória profissional docente; 3. Letramentos múltiplos: o uso da língua em práticas discursivas no cenário urbano de uma cidade sulmineira 4. O Ensino de Artes em contexto escolar e sua relação com o desenvolvimento do processo de produção escrita. O arcabouço teórico se fundamenta em estudos de natureza interdisciplinar de cunho linguístico- discursivo, etnográfico, antropológico e sociocultural, focalizando questões do discurso, letramento, cultura e identidades e apoiando-se em autores como Bakhtin, Barton, Benjamim, Bosi, Ericson, Gumperz, Halbwachs, Heath, Schiffrin, Street e outros, cujos trabalhos venham se mostrar pertinentes ao longo desta pesquisa.

Situação: Concluído (2007-2013)

Linha de pesquisa: Discurso e Produção de Sentido

- Projeto: Discurso, memória e identidades socioculturais: um estudo de narrativas orais e/ou escritas

Descrição: Estudo das memórias articuladas às representações, observando as (re)construções de identidades que emergem nas narrativas de diferentes sujeitos. O projeto objetiva: i) coletar narrativas orais e/ou escritas produzidas nas práticas discursivas de grupos diversos; ii) analisar os discursos como trabalhos de produção de sentidos que constituem/representam identidades socioculturais e (re)constroem a memória coletiva; iii) aprofundar os estudos no campo da Psicologia Social, promovendo o diálogo com a Linguística. O arcabouço teórico é de natureza interdisciplinar abarcando abordagens de cunho linguístico-discursivo; sociocognitivos e culturais, privilegiando conceitos de Bakhtin/Voloshinov e Marková para focalizar questões acerca do linguagem/discurso e da constituição de identidades; de Moscovici focalizado aspectos relacionados às representações; de Halbwachs, Pollak e Bosi para refletir sobre memória; de Davies & Harré e Schiffrin pontuando a construção de identidades em narrativas, e de outros autores, cujas pesquisas serão incorporadas de acordo com sua pertinência ao longo da pesquisa.

Situação: Concluído (2009-2013)

Linha de pesquisa: Discurso e Produção de Sentido

- Projeto: O português falado

Descrição: Este projeto de pesquisa tem por finalidade contribuir com a descrição do português falado, dando especial atenção ao falar mineiro (mas não exclusivo), suas características e aspectos sócio-históricos. Fazem parte desse projeto tanto trabalhos que tratam de fenômenos menos próprios da fala quanto aqueles que analisam suas características sócio-históricas.

Situação: Concluído (2012-2013)

Linha de pesquisa: Discurso e Produção de Sentido

- Projeto: Novas tecnologias, ensino e sociedade

Descrição: Este projeto estuda a influência das novas tecnologias na constituição do sujeito moderno, com ênfase no contexto educacional, seja presencial ou a distância. Teorias do discurso/texto, em especial aquelas que trabalham com a noção de gênero, são importantes referenciais teóricos para o estudo dos gêneros nos meios digitais e, a partir deles, da noção de sujeito que emerge e produz esses novos gêneros e que navega nesses espaços virtuais e tecnológicos.

Situação: Concluído (2011-2015)

Linha de pesquisa: Discurso e Produção de Sentido

- Projeto: Das páginas dos jornais ao livro: versões narrativas da "história feminina" nos contos de Machado de Assis

Descrição: A pesquisa propõe estudo da construção e da elaboração da personagem feminina e do narrador machadianos a partir das modificações impressas nas versões dos contos "O segredo de Augusta" (1868) e "O relógio de ouro" (1873) no Jornal das Famílias, ambos reescritos e publicados com os respectivos nomes - "Uma senhora" (1883) e "A senhora do Galvão" (1884) - na Gazeta de Notícias e em definitivo nas páginas das Histórias sem datas (1884).

Situação: Concluído (2011-2013)

Linha de pesquisa: Literatura, História e Cultura

- Projeto: Narrativa, memória, ficção

Descrição: Este projeto contempla o estudo de narrativas de memórias e/ou de ficção (e suas inter-relações) do século XIX à contemporaneidade (autores brasileiros e portugueses prioritariamente, mas não exclusivos) a partir das condições de produção e recepção de suas obras (relações entre literatura, imprensa e público), bem como questões relativas aos gêneros nas quais se inserem.

Situação: Concluído (2010-2013)

Linha de pesquisa: Literatura, História e Cultura

- Projeto: Poesia brasileira e modernidade

Descrição: Este projeto de pesquisa pretende estudar a poesia brasileira moderna que, de forma ampla, engloba desde a poesia modernista até aquela produzida em nossos dias. Para isso, dedicaremos nossos esforços ao estudo de poetas não só considerados canônicos, mas também daqueles esquecidos ou negligenciados pela crítica literária brasileira.

Situação: Concluído (2012-2013)

Linha de pesquisa: Literatura, História e Cultura