simelp gestao (1)Entre os dias 20 e 24 de agosto aconteceu, em Porto de Galinhas, litoral sul de Pernambuco, a sétima edição do Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. O evento, idealizado inicialmente pela Universidade de São Paulo (USP) em parceria com a Universidade de Évora, já foi realizado em outras cidades brasileiras, na China e na Itália.

Na edição de 2019, o Programa de Mestrado em Gestão, Planejamento e Ensino organizou um simpósio, por meio dos Professores Doutores Cilene Pereira e Luciano Cavalcanti. O simpósio “Narrativas da violência: estéticas e proposições políticas na arte brasileira”, associados a projetos desenvolvidos por ambos os professores no Programa, reuniu 10 trabalhos em formado de comunicação.

A Profa. Dra. Cilene Pereira apresentou o trabalho “É proibido comer a grama, de Wander Piroli: narrativas de violência”, no qual observa, a partir da leitura de dois contos do livro citado, os modos de representação da violência na obra do autor, destacando a estrutural e a simbólica.

O Prof. Dr. Luciano Cavalcanti apresentou o trabalho “A infância nas canções de Chico Buarque: infortúnios, pobreza e abandono”, promovendo uma reflexão sobre a relação existente entre violência e infância a partir da leitura de algumas canções do compositor, como “Carioca”, “Meu Guri” e “Pivete”, entre outras.

O Prof. Dr. Zionel Santana apresentou o trabalho “A (re) produção da violência engendrada de escritores negros sobre os personagens negros”, observando o modo como alguns escritores negros naturalizam o discurso de dominação branco ao transpor para suas personagens negras uma série de estereótipos.