palestra cta04A UninCor promoveu na segunda-feira, 09, a cerimônia de implementação do Centro de Testagem e Acompanhamento - CTA Universitário com a presença de representantes do Governo de Minas, autoridades da Prefeitura Municipal e profissionais do Serviço de Assistência Especializada em HIV/Aids SAE/CTA/UDM da região de Três Corações.

O CTA Universitário vai promover na comunidade acadêmica serviços de prevenção e controle de IST's, HIV/Aids e Hepatites através da realização de testes rápidos, orientação, acompanhamento, encaminhamento e apoio de forma humanizada e segura.

A Reitora da UninCor, professora Gleicione Aparecida Dias Bagne de Souza, comemorou a oportunidade que a universidade terá de desenvolver este projeto junto aos estudantes. "Este será um grande diferencial para nossos alunos que, além de se prevenirem melhor, atuarão como multiplicadores e conscientizadores da comunidade quanto à prevenção das IST's", comentou.

De acordo com dados apresentados pela Coordenação Estadual de ISTs/Aids e Hepatites Virais do Governo do Estado, mostra que, em Minas Gerais, a incidência dos casos ainda é maior na faixa etária de 20 a 34 anos, mas que o número de pessoas que contraíram a doença tem aumentado para jovens de 15 a 19 anos. Para o Coordenador do SAE/CTA/UDM - Regional Três Corações, Dr. Luiz Carlos Coelho analisa que, tão importante quanto a prevenção, é o diagnóstico precoce para um tratamento adequado das IST's e interromper a cadeia de transmissão diminuindo o avanço dessas pandemias. "Com o CTA vamos capacitar mais recursos humanos, pois são esses graduandos que depois irão para o mercado de trabalho e terão consigo essa ferramenta fundamental que é entender, saber lidar e saber fazer os procedimentos e o aconselhamento pré e pós-testes das ISTs, Aids e hepatites que estão capilarizadas no Brasil. E, ainda, dar a oportunidade para que o teste chegue mais facilmente a uma maior faixa da população que, por demanda espontânea, habitualmente, procuram pouco os serviço de saúde", comentou o médico infectologista.

O CTA Universitário vai agir de forma multidisciplinar e envolver os cursos de Enfermagem, Serviço Social, Psicologia, Farmácia e Nutrição. Agora, estudantes e professores participarão do treinamento especializado antes de iniciarem os trabalhos. O atendimento será realizado no PASCAU - Projeto de Assistência à Saúde dos Colaboradores e Acadêmicos da UninCor.