A ação de extensão, ofertada na forma de Webinar, foi realizada no dia 08 de maio pela plataforma Google Meet e abordou em sua temática central a Ecotoxicologia Aquática, ciência que estuda os efeitos de diferentes substâncias e sua interação com o meio aquático e organismos e comunidades que ali vivem, num contexto integrado. Os estudos ecotoxicológicos permitem avaliar danos ocorridos nos diversos ecossistemas após a contaminação e também prever impactos futuros sobre a comercialização de produtos químicos e lançamentos de despejos num determinado ambiente. Nesta perspectiva, a webinar se propôs a apresentar os fundamentos básicos, conceitos e aplicações ambientais, além de ainda apresentar o emprego do organismo-teste Zebrafish como modelo animal para pesquisas biomédicas. Os mini currículos dos palestrantes são aqui disponibilizados:

Clarice Maria Rispoli Botta

Graduada em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos, mestre em Ciência Ambiental pela Universidade de São Paulo, doutora em Ciências da Engenharia Ambiental pela Escola de Engenharia de São Carlos e pós-doutora pelo Departamento de Hidráulica e Saneamento Escola de Engenharia de São Carlos. Atua como pesquisadora associada junto ao núcleo de Ecotoxicologia e Ecologia Aplicada da EESC/USP desde 2002 e consultora autônoma. Tem experiência na área de Ecotoxicologia com ênfase em ecotoxicologia aquática, avaliação e identificação de toxicidade (TIE) de amostras ambientais, efluentes industriais e sanitários e avaliação de risco ecológico. Membro da Sociedade Brasileira de Ecotoxicologia.

Luis David Solis Murgas

Graduado em Medicina Veterinária e mestre em Fisiologia da Reprodução Animal pela Universidade Federal de Viçosa, doutor em Produção Animal pela Universidade Federal de Lavras e pós-doutorado em Fisiologia Animal-Reprodução pela Universidade de Murcia, Espanha. Professor titular na Universidade Federal de Lavras, atuando principalmente nos temas: Técnicas de indução hormonal da reprodução de peixes, preservação de sêmen de mamíferos e de peixes utilizando resfriamento e congelamento, fisiologia da reprodução de peixes e mamíferos e uso do zebrafish na pesquisa científica. Atualmente é Membro representante da Rede Mineira de Bioterismo. Membro da Rede Latinoamericana do Zebrafish-LAZEN e da Rede Iberoamericana CYTED LARVAplus.   Moderadoras: Prof. Elisa Dias de Melo e Prof. Aline Ferreira Souza de Carvalho   A arte do evento poderá ser apresentada com o texto acima. Muito obrigada.