extensao

Trabalhe Conosco

calendar azul

Calendário Acadêmico

parceria unincor ministerio publico mg02A UninCor e o Ministério Público de Minas Gerais - MPMG celebraram, na manhã desta sexta-feira [11], assinatura de Termo de Cooperação Técnica visando a realização de ações e projetos que envolvam alunos e docentes da universidade, como forma de ampliar sua vivência acadêmica, auxiliando nos trabalhos desenvolvidos pelo MPMG e revertendo também em benefícios para toda sociedade. O encontro contou com a presença de membros da FCTE e Diretoria da UninCor, Procuradoria de Justiça, Promotoria de Justiça e Câmara Municipal.

Com o acordo, estudantes e professores da Universidade poderão auxiliar de forma direta, através de atividades como estágios, extensão, núcleos de trabalho e pesquisa, nas demandas do Ministério Público, da procuradoria e promotorias de justiça do Estado aproximando a vivência acadêmica ao cotidiano das instituições públicas e a comunidade.

Para o Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, Dr. Antônio Sérgio Tonet, analisa que a parceria vem para ampliar o contato entre o MPMG e a Universidade, sobretudo com os jovens. "Eles têm muita experiência na vida acadêmica e esperamos que esta expertise possa ser levada ao nosso dia a dia. O Ministério Público é responsável pela defesa do Meio Ambiente, do Patrimônio Público, da Habitação e Urbanismo, do Consumidor, da Infância e Juventude, e a Universidade tem muitos cursos correlatos a essas áreas, então, eu penso que é uma parceria perfeita para a gente desenvolver nosso trabalho", comentou.

O termo prevê atuação tanto dos estudantes de graduação como de pós-graduação lato sensu e mestrados. “Nós sabemos que a formação do nosso aluno não está relacionada somente à sala de aula, e isso vem trazer a possibilidade de novos aprendizados, novas pesquisas, novas atuações e principalmente, se envolver diretamente com o que está acontecendo na sociedade, fazendo a integração entre a teoria e a prática. Sabemos o quanto isso é valioso e acrescentará na formação dos nossos alunos e professores em cada área de conhecimento", comemorou a Reitora da UninCor, professora Gleicione Aparecida Dias Bagne de Souza. Como exemplo, a Reitora evidenciou o apoio do Mestrado Profissional em Sustentabilidade em Recursos Hídricos nos projetos que envolvem a estratégia de atuação nas áreas atingidas pela tragédia do rompimento da barragem em Mariana - MG.

De acordo com o Promotor de Justiça da comarca de Três Corações, Dr. Victor Hugo Rena Pereira, esta é uma oportunidade com significado ímpar para a região e para todo o estado de Minas Gerais. "A UninCor nos brinda com parcerias e com estudos que em muito vão engrandecer o Ministério Público, a Universidade e toda sociedade mineira", pontuou o promotor que possui atribuições no Juizado Especial e Curadoria de Defesa do Patrimônio Público. Também presente no evento, a Promotora de Justiça e Curadora de Fundações, Drª. Cíntia Roberta Gomes de Lima avaliou como positiva mais esta investida da UninCor em seu desenvolvimento cada vez maior como Instituição de Ensino. "Sabemos da relevância e da importância da UninCor para o povo tricordiano. Para nós, é uma grande satisfação ver toda a alavancagem da universidade na área educacional, os bons conceitos que ela tem conseguido junto ao MEC e nós realmente esperamos que essa caminhada crescente continue. Temos a convicção de que, com este acordo, haverá um estreitamento de vínculo já que a universidade é uma das principais representações da sociedade local", apontou a promotora.

O Termo de Cooperação Técnica foi assinado pelo Procurador-Geral de Justiça Dr. Antônio Sérgio Tonet; pelos promotores de justiça Dr. Edson de Resende Castro, Coordenador da Central de Apoio Técnico; Dr. José Carlos Fernandes Júnior, Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público; e Dr. Victor Hugo Rena Pereira, representando a Procuradoria da Comarca de Três Corações; além do Presidente da FCTE, professor Marcelo Junqueira Pereira; e a Reitora da UninCor, professora Gleicione Aparecida Dias Bagne de Souza.

tres coracoes

caxambu