extensao

Trabalhe Conosco

calendar azul

Calendário Acadêmico

A UninCor promoveu durante todo o mês ações de conscientização sobre o Câncer de Próstata como parte da campanha do Novembro Azul. A iniciativa propõe um alerta para os cuidaos da saúde do homem que, muitas vezes por desinformação, preconceito ou medo, deixa de fazer os exames preventivos. No Brasil, a doença é o segundo tipo da câncer que mais mata homens, ficando atrás apenas do câncer de pulmão.

Os estudantes do 4º período do Curso de Enfermagem, Campus Betim, mobilizou toda a comunidade acadêmica com orientações sobre a prevenção da doença e cuidados com a saúde. Junto com a professora Renata Titoneli de Aguiar Pinho Tavares, o Coordenador do Curso de Enfermagem, professor Luís Paulo Souza e Souza, também participou da ação com os alunos e comentou que "este tipo
de abordagem é importante pois é função do enfermeiro estar envolvido na prevenção de doenças, informando e orientando a população. Durante a atividade, os alunos puderam ter um envolvimento maior, reconhecer o próprio espaço e criar mecanismos para que se diminuam os riscos à saúde, enfatizando a questão do autocuidado, observando sinais, reconhecendo sintomas e procurando a assistência médica".

O INCA - Instituto Nacional de Câncer aponta que entre os fatores que aumentam os riscos da doença estão a idade, o histórico na família e a obesidade. Hábitos como não fumar e evitar bebidas alcoólicas, ter uma alimentação adequada e praticar atividades físicas regularmente, ajudam a manter um estilo de vida mais saudável. A recomendação é que os homens comecem a fazer os exames específicos a partir dos 50 anos de idade; pessoas com histórico na família devem consultar o médico já aos 40 anos para fazer esse monitoramento.

tres coracoes

caxambu