Informações Gerais
Regime escolar: Semestral Turno de funcionamento: EAD
Integralização Curricular
Modalidade: Licenciatura – EAD Tempo previsto: Mínimo 08 semestres e Máximo: 16 semestres Carga horária total: 3.200 horas
Perfil do Egresso
O perfil desejado do egresso do Curso de Pedagogia é coerente com os seus objetivos, atendendo aos critérios de clareza em relação às necessidades profissionais e sociais, sendo compatível com as Diretrizes Curriculares Nacionais, de que o profissional seja um acadêmico formado para:
- Atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;
- Compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir, para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual, social;
- Fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;
- Trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;
- Reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;
- Ensinar Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano;
- Relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;
- Promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
- Identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;
- Demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outros;
- Desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;
- Participar da gestão das instituições contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico;
- Participar da gestão das instituições planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não-escolares;
- Realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre alunos e alunas e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências não-escolares; sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental-ecológicos; sobre propostas curriculares; e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas.
Objetivos
Formar o profissional licenciado em Pedagogia com sólida base teórica interdisciplinar, capaz de compreender e atuar nas realidades sociais.
Habilidades e Competências
O curso de Pedagogia deve abranger conteúdos e atividades que constituam base consistente para a formação do educador capaz de atender o perfil já exposto. Nessa direção, as seguintes competências e habilidades, entre outras, devem ser desenvolvidas:
- Compreensão ampla e consistente do fenômeno e da prática educativos que se dão em diferentes âmbitos e especialidades;
- Compreensão do processo de construção do conhecimento no indivíduo inserido em seu contexto social e cultural;
- Capacidade de identificar problemas sócio-culturais e educacionais propondo respostas criativas às questões da qualidade do ensino e medidas que visem superar a exclusão social.
- Compreensão e valorização das diferentes linguagens manifestas nas sociedades contemporâneas e de sua função na produção do conhecimento;
- Compreensão e valorização dos diferentes padrões e produções culturais existentes na sociedade contemporânea;
- Capacidade de apreender a dinâmica cultural e de atuar adequadamente em relação ao conjunto de significados que a constituem;
- Capacidade para atuar com portadores de necessidades especiais, em diferentes níveis da organização escolar, de modo a assegurar seus direitos de cidadania;
- Capacidade para atuar com jovens e adultos defasados em seu processo de escolarização;
- Capacidade de estabelecer diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;
- Capacidade de articular ensino e pesquisa na produção do conhecimento e da prática pedagógica;
- Capacidade para dominar processos e meios de comunicação em suas relações com os problemas educacionais;
- Capacidade de desenvolver metodologias e materiais pedagógicos adequados à utilização das tecnologias da informação e da comunicação nas práticas educativas;
- Compromisso com uma ética de atuação profissional e com a organização democrática da vida em sociedade;
- Articulação da atividade educacional nas diferentes formas de gestão educacional, na organização do trabalho pedagógico escolar, no planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas da escola;
- Elaboração do projeto pedagógico, sintetizando as atividades de ensino e administração, caracterizadas por categorias comuns como: planejamento, organização, coordenação e avaliação e por valores comuns como: solidariedade, cooperação, responsabilidade e compromisso.
Grade Curricular e Corpo Docente
Grade Curricular
1º Período
Disciplinas |
Carga horária |
Língua Brasileira de Sinais |
80 |
História da Educação |
80 |
Didática e Planejamento |
40 |
Tecnologias da Informação e Comunicação |
40 |
Comunicação e Processo Científico |
80 |
Projeto Integrador I (Empreendedorismo, Liderança, Criatividade e Inovação) |
80 |
Estágio Supervisionado I |
20 |
2º Período
Disciplinas |
Carga horária |
Educação de Jovens e Adultos |
80 |
História da Arte |
40 |
Educação Infantil |
120 |
Cultura Afro-Brasileira e Educação Indígena |
40 |
Desenvolvimento do Pensamento Filosófico |
80 |
Projeto Integrador II (Responsabilidade Social, Educação, Étnico-racial) |
80 |
Estágio Supervisionado II |
20 |
3º Período
Disciplinas |
Carga horária |
Filosofia e Sociologia da Educação |
80 |
Psicologia da Educação |
80 |
Biologia da Educação |
80 |
Desenvolvimento Social e Humano |
80 |
Projeto Integrador III (Meio ambiente e sustentabilidade) |
80 |
Estágio Supervisionado III |
30 |
4º Período
Disciplinas |
Carga horária |
Alfabetização e Letramento |
120 |
Psicomotricidade e Aprendizagem |
40 |
Educação do Campo |
40 |
Educação Inclusiva |
80 |
Sustentabilidade e Desenvolvimento |
80 |
Projeto Integrador I V(Empreendedorismo, Liderança, Criatividade e Inovação) |
80 |
Estágio Supervisionado IV |
30 |
5º Período
Disciplinas |
Carga horária |
Língua Portuguesa – Metodologia e Prática de Ensino |
80 |
Matemática – Metodologia e Prática de Ensino |
120 |
Avaliação das Aprendizagens |
80 |
Gestão Educacional I |
80 |
Ciências Políticas e Políticas Contemporâneas |
80 |
Estágio Supervisionado V |
40 |
6º Período
Disciplinas |
Carga horária |
Políticas e Legislação da Educação Básica |
80 |
Currículo e Profissionalidade Docente |
80 |
Gestão Educacional II |
80 |
Geografia – Metodologia e Prática de Ensino |
80 |
História – Metodologia e Prática de Ensino |
40 |
Administração Mercadológica |
80 |
Estágio Supervisionado VI |
40 |
7º Período
Disciplinas |
Carga horária |
Estrutura na Gestão e Currículo no Ensino Fundamental e Médio |
80 |
Ciências Naturais – Metodologia e Prática de Ensino |
80 |
Pedagogia Empresarial |
80 |
Gestão Educacional III |
80 |
Trabalho de Conclusão de Curso I |
80 |
Estágio Supervisionado VII |
60 |
8º Período
Disciplinas |
Carga horária |
Dificuldades de Aprendizagem |
80 |
Educação Não escolar |
80 |
Aprendizagem e contextos sociais: família, escola, comunidade, organizações |
80 |
Trabalho de Conclusão de Curso II |
80 |
Estágio Supervisionado VIII |
60 |
Atividades Complementares |
100 |
Optativa |
80 |
Corpo Docente
Docente |
Lattes |
Jocyare Cristina Pereira de Souza |
http://lattes.cnpq.br/6971092838621749 |
Luciana Barcelos Penha |
http://lattes.cnpq.br/3064685618714410 |
Neuza Regina Iemini Goz Ribeiro |
http://lattes.cnpq.br/7706770313209341 |
Osmarli Emília Silva |
http://lattes.cnpq.br/2286114148393053 |
Rosana Maria Dos Anjos Rito |
http://lattes.cnpq.br/1576537127991249 |
Simone Catarina Silva Archanjo |
http://lattes.cnpq.br/2913422653515240 |
Tania Brito Prado |
http://lattes.cnpq.br/9579714785135250 |
Formas de Avaliação
A Avaliação do Rendimento Acadêmico se dá a partir de dois aspectos: o aproveitamento escolar e assiduidade.
Quanto ao aspecto da assiduidade, permanece a exigência legal, já conhecida por todos: é considerado aprovado o aluno com frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária prevista para cada componente curricular.
Quanto ao aspecto da avaliação do aproveitamento, em termos de aprendizagem, ficam instituídas as seguintes modalidades de avaliações:
VA - Verificação de Aprendizagem – trata-se de avaliação individual, escrita e/ou prática observada a natureza do componente curricular, referente ao conteúdo programático cumulativo, prevista em calendário específico.
OAt - Outras Atividades – obtida por meio de verificação do rendimento do aluno em atividades (individual ou em grupo), de investigação (pesquisa, iniciação científica, práticas investigativas), de extensão, trabalhos de campo, seminários, resenhas, fichamentos e outras formas de verificações previstas no Plano de Ensino do Professor, respeitado o Calendário Acadêmico, traduzidas em notas. No caso de trabalho em grupo, deverá ser considerado o desempenho individual de cada aluno.
VS – Verificação Substitutiva – avaliação escrita com conteúdo cumulativo, referente a todo o semestre letivo, ofertada ao aluno que a requerer, destinada a substituir apenas uma (01) das VAs perdida pelo mesmo.
VF – Verificação Final – avaliação escrita com conteúdo cumulativo referente a todo o semestre letivo, ofertada após o encerramento do semestre letivo, ao aluno que a requerer, desde que o resultado obtido nas avaliações anteriores tenha sido inferior a 60 pontos e igual ou maior que 40.
Pontuação e Critérios para Apuração da Avaliação do Rendimento Escolar
As VAs – Verificações de Aprendizagem serão em número de três (03) no semestre letivo, em cada componente curricular e com as seguintes pontuações:
- VA 1 = 15 pontos
- VA 2 = 25 pontos
- VA 3 = 35 pontos
As OAts – Outras Atividades terão o valor total de 25 pontos, os quais poderão ser distribuídos em várias atividades, a critério do professor do componente curricular.
A apuração dos resultados da avaliação da aprendizagem é assim processada:
- NS – Nota Semestral – resultado obtido pelo somatório das VAs (Verificações de Aprendizagem) + OAt -Outras Atividades.
- RF – Resultado Final – é o resultado da avaliação da aprendizagem obtido pelo aluno por meio da média aritmética simples entre os resultados da Nota Semestral (NS) e Verificação Final (VF), em cada componente curricular, cuja pontuação mínima de aprovação deve ser de 60 pontos.
As médias dos alunos serão calculadas de forma automática pelo Sistema Acadêmico, permitindo-se arredondamento.
Autoavaliação
A UninCor conta com uma Comissão Própria de Avaliação – CPA, autônoma na forma da lei e independente de vínculo com qualquer órgão colegiado ou diretivo da universidade, com as atribuições de condução dos processos de avaliação internos, de sistematização e de prestação das informações, visando à constante melhoria da qualidade do ensino ministrado.
A CPA é constituída, tanto a composição quanto a coordenação, por ato da Reitoria ou por previsão no seu próprio regulamento, assegurada a participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, e vedada a composição que privilegie a maioria absoluta de um dos segmentos.
Serão etapas da auto avaliação do curso:
- Definição de indicadores e fontes para a compreensão do diagnóstico.
- Definição dos instrumentos a serem utilizados.
- Desenvolvimento da auto avaliação.
- Identificação de problemas e conquistas.
- Identificação de soluções.
- Divulgação e discussão dos resultados.
- Elaboração de Plano de Ação.
- Acompanhamento / Controle.
Formas de Acesso
Enem
A modalidade de ingresso via ENEM se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A modalidade de acesso via ENEM contemplará os candidatos que quiserem utilizar sua nota de um dos 4 últimos exames aplicados do ENEM. O candidato deverá informar o ano de realização do ENEM e a nota obtida na redação, que será validada automaticamente pelo sistema.
Provas On-line
A modalidade de ingresso via prova online está disponível para todos os cursos de graduação ofertados, tanto presenciais como a distância. A Prova Online é composta de uma prova de redação a ser realizada online que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.
Provas Agendadas
A modalidade de ingresso via prova agendada se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A Prova Agendada é composta de uma prova de redação a ser realizada em data previamente escolhida pelo candidato que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.
Vestibular Tradicional
A modalidade de ingresso via prova tradicional se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A Prova Tradicional é composta de uma prova objetiva de 30 questões de múltipla escolha e uma redação, que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório
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