Entre os dias 9 e 11 de dezembro de 2015, a Profª Drª Thayse Figueira Guimarães e a mestranda Ana Miriam Carneiro Rodriguez do Mestrado em Letras da UninCor participaram do IV Simpósio Nacional e o II Simpósio Internacional Discurso, Identidade e Sociedade (SiDIS), em Fortaleza - CE. 

O tema central do Simpósio foi "Discursos, Fronteiras e Hibridismos" e teve como objetivo reunir pesquisadores das áreas de Estudos da Linguagem, Filosofia, Educação, Comunicação, Design, História, Economia, Geografia, Antropologia, Sociologia, Ecologia, Saúde e Psicologia que estão atuando no campo de estudos identitários. 

O Simpósio focalizou pesquisas que se centram na relação entre o discurso, a identidade e a sociedade, constituindo três categorias interligadas que se desdobraram no tema "Discursos, Fronteiras e hibridismo", desenvolvido em onze eixos temáticos. No eixo temático Sexualidade e Gênero,  Thayse Figueira Guimarães apresentou o trabalho intitulado “Entextualizações estratégias em práticas interacionais na web 2.0: performances identitárias, interseccionalidade e agenciamento”. Ana Miriam Carneiro Rodriguez, no eixo Comunicação, Design e Vida urbana, discutiu o trabalho “Argumentação e o contrato de comunicação em programas eleitorais”. Para as pesquisadoras, a natureza multi e interdisciplinar do evento responde a agendas contemporâneas de pesquisa, favorecendo a compreensão do lugar central que o discurso ocupa na constituição das identidades e da vida social. 

O simpósio foi uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA) e do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE), da Universidade Estadual do Ceará (UECE); do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal do Ceará (UFC); da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab); e da Faculdade 7 de Setembro.