prof2O prof. Dr. Luciano Marcos Dias Cavalcanti, que ministra aulas no Programa de Mestrado em Letras, conseguiu um auxílio, através da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais – FAPEMIG, para a publicação da pesquisa, Metamorfoses de Orfeu: a “utopia” poética na lírica final de Jorge de Lima, desenvolvida no Doutorado em Teoria e História Literária, no Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP e que, posteriormente, deu prosseguimento ao pós-doutorado no Departamento de Literatura Brasileira na UNESP, campus Araraquara.

“Este trabalho foi desenvolvido em seis anos de muito estudo e pesquisa. Portanto, foi necessário muito empenho e um tempo grande de dedicação para sua realização. A possibilidade publicá-la em forma de livro é relevante, pois possibilita divulgá-la a um público mais amplo, o que só foi possível pelo incentivo dado pela FAPEMIG, com o financiamento de sua publicação”, ressaltou o professor.

A tese foi defendida em 2007 e para viabilizar a publicação foi necessário que o professor a submetesse a Câmara de Assessoramento da FAPEMIG para a avaliação da pertinência da publicação da pesquisa.

O professor Luciano ainda ressalta, “o trabalho de pesquisa é sempre lento e contínuo, exigindo do pesquisador persistência e gosto pelo trabalho. Somente assim é possível realizar uma pesquisa de qualidade, da qual os frutos sempre aparecem”.