Docentes do curso de Direito da UninCor Caxambu tiveram o artigo “A Prática da Responsabilidade Socioambiental” aprovado para publicação na Revista Iberoamericana de Ciências Ambientais (RICA), importante publicação científica. A edição com o artigo dos professores deve sair entre junho e julho, com a possibilidade de antecipação.

Assinam o artigo Pablo Christian de Moro Silva (coordenador do curso), Fabiana Miranda Muniz, Mayara Gabriela Lourenço Ferreira, Daiane Pereira Lahmann, e Letícia Rodrigues — professora do Mestrado Sustentabilidade em Recursos Hídricos da UninCor. Todos são alunos do referido curso de mestrado, com exceção de Daiane, que já o concluiu.

O coordenador do curso comenta sobre a publicação: "Para nós, professores do curso de Direito do campus de Caxambu, publicar nossos artigos em revistas e periódicos bem qualificados é motivo de muita alegria, pois além de nossa produção científica, devemos servir de exemplo aos nossos discentes. Como parte de uma Universidade, é nosso dever trabalhar a pesquisa e a extensão."

A professora Mayara manifesta sua satisfação com a aprovação do trabalho: “O artigo é fruto do trabalho de uma equipe muito profissional, que são os meus colegas professores, nós que estamos no meio do Mestrado, caminhando para o final e ter uma produção reconhecida é muito importante, não apenas para o nosso currículo, mas para o nosso crescimento pessoal e profissional”.

Ela fala também sobre a experiência no Mestrado Sustentabilidade em Recursos Hídricos e a importância do tema. “O mestrado proporciona essa oportunidade de desenvolvermos capacidades que nós mesmos muitas vezes nem imaginaríamos que seria possível. Eu tenho crescido muito com esse mestrado, a questão ambiental é uma questão que está em voga, que realmente merece atenção, então trabalhar o assunto, desenvolver a respeito, principalmente da responsabilidade que envolve a conscientização e o próprio escopo de desenvolvimento de empresas no âmbito ambiental, que foi o que nós tentamos fazer com o desenvolvimento desse artigo é muito importante para a manutenção da sociedade como um todo. Então, só tenho a agradecer e dizer que se depender de nós, mais artigos serão escritos e publicados”, conclui.

A Revista Iberoamericana de Ciências Ambientais (RICA) tem classificação Qualis B1, um dos mais altos no meio acadêmico. Qualis Periódicos é uma classificação criada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para avaliar os periódicos científicos no país. Possui oito classificações, sendo A1 a mais elevada e a C mais baixa, com pontuação zero. As classificações são: A1, A2, B1, B2, B3, B4, B5 e C.

A aprovação e posterior publicação confirma a competência e comprometimento dos docentes do curso de Direito da UninCor e a qualidade do Mestrado Sustentabilidade em Recursos Hídricos.