Tendo em vista que o mercado de trabalho, a cada ano, exige um profissional completo, com diversas aptidões e diferenciais, a UninCor oferece aos seus alunos a chance de adquirir mais conhecimento e experiência, por meio do seu programa de intercâmbio educacional. A atividade é possível graças a acordos de cooperação internacional da universidade com outras instituições de ensino e pesquisa do mundo, que possibilitam o acolhimento de estudantes estrangeiros e a ida de brasileiros.

intercambio 2Na instituição, alunos regularmente matriculados podem participar dos processos seletivos e estudar em uma das 12 universidades conveniadas da ArgentinaBolíviaCabo Verde,ChileColômbiaEquadorMéxicoPeru e Portugal. O Núcleo de Relações Internacionais (NRI) da UninCor tem trabalhado para ampliar parcerias, englobando um número maior de instituições de ensino e pesquisa, para atender aos alunos de todos os cursos da universidade.

“O intercâmbio educacional, técnico e científico tem o objetivo de fomentar a geração, desenvolvimento e aprimoramento de projetos de pesquisa, de ensino e de extensão, promovendo o crescimento profissional e pessoal dos intercambistas”, afirma a coordenadora do NRI, professora Elisa Dias de Melo.

Esta experiência foi vivenciada por Aline Fernandes, estudante do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, que passou um semestre, na Universidad de Boyacá, na Colômbia. Segundo a aluna, além do conhecimento referente à sua área, a universidade também oferecia aulas complementares, como dança, música e teatro, o que possibilitou uma vivência mais completa.

“O convênio da UninCor com a Uniboyaca foi importante, pois lá eu adquiri conhecimentos da área de engenharia, aprendi um novo idioma e conheci novas culturas, já que fiz amizade com alunos colombianos e com pessoas que vieram de outros países, como Argentina, Bolívia, México e Peru. O intercâmbio é uma oportunidade única, importante tanto para a formação acadêmica, quanto para a pessoal”, avalia.

Como participar

O processo seletivo, que acontece semestralmente, é realizado pelo NRI, com suporte do Núcleo de Orientação Psicopedagógico (NOP) e as datas são divulgadas no calendário acadêmico da UninCor. Para os alunos selecionados para o programa, há isenção de taxas de matrícula e de mensalidades nas universidades conveniadas, sendo que, algumas delas, também oferecem bolsas para custeio de moradia e alimentação. Custos como o de transporte e seguro de saúde ficam por conta do estudante.

Universidades conveniadas

Universidad Nacional Tres de Febrero (UNTREF), Argentina;

Universidade Católica de Santa Fé (UCSF), Argentina;

Universidad Nacional Villa María (UNVM), Argentina;

Universidadde Aquino Bolívia (UDABOL), Bolívia;

Universidade do Mindelo (UM), Cabo Verde;

Universidad Mayor (U.MAYOR), Chile;

Universidad Boyacá(UB), Colômbia;

Universidad Católica del Ecuador(PUCE), Equador;

Universidad Autónoma Metropolitana de los Estados Unidos Mexicanos (UAM), México;

Universidad Católica de Santa María (UCSM), Peru;

Universidade da Beira Interior (UBI), Portugal;