O estudante do Curso de Educação Física da UninCor Pará de Minas, Gabriel Hovelacque, foi campeão do III Circuito Nacional de Badminton dos Surdos, etapa que ocorreu em Goiânia-GO, nos dias 22 e 23 de outubro.

Na categoria Dupla-Masculino, Gabriel e seu parceiro de equipe, Matheus Rocha, representaram a Federação Mineira Desportiva dos Surtos e conquistaram o primeiro lugar no campeonato que reuniu surdo-atletas de todo o Brasil. "Tivemos a chance de mostrar para a sociedade o nosso potencial de atletas surdos e nossa força em querer competir e vencer e, desta forma, poder representar nosso lindo Estado de Minas Gerais e a FMDS pelo Brasil! Isso, sem sombra de dúvidas, foi, para nós, motivo de alegria e felicidade por conseguirmos vencer em um campeonato de expressão nacional. Desta forma, temos ainda a possibilidade de representar o nosso país nas Surdolimpíadas", comentou o estudante Gabriel Hovelacque. Com esta vitória, a Comissão Técnica da Confederação Brasileira de Desportos analisa os resultados de todas as etapas nacionais antes de divulgar a lista de convocados para as Olimpíadas dos Surdos que acontecem de 18 a 30 de julho de 2017, em Samsun, na Turquia.

Ano passado, o surdo-atleta defendeu o Brasil, também na modalidade em duplas, acompanhado do parceiro de quadra Rogério Zago, no 4º Campeonato Mundial de Badminton dos Surdos, em Sófia, na Bulgária. Gabriel começou no esporte a convite do amigo. "Meu interesse surgiu quando acompanhava o esporte pela TV e pela internet. Depois comecei a praticar e me dedicar como atleta até começar a competir com indicação do Rogério Zago". O apoio de organizações desportivas voltadas para os surdos também fizeram toda diferença no desenvolvimento e no desempenho do atleta. "Eu sou muito grato à CBDS – Confederação Brasileira de Desportos dos surdos, FMDS – Federação Mineira de Esportes dos Surdos e ASMG – Associação dos Surdos de Minas Gerais, por sempre terem me incentivado e nunca mediram esforços em me auxiliar nessa minha trajetória no Badminton. E também de maneira especial à UninCor por ser a universidade na qual eu estudo, que tem sido minha parceira e amiga na condução desse sonho", completa.