03

Estudantes de Pedagogia da UninCor Pará de Minas realizam exposição de jogos e atividades pedagógicos envolvendo Educação Inclusiva.

Estudantes do 7º período de Pedagogia da UninCor, Campus Pará de Minas, realizaram na quarta-feira [14], exposição de trabalhos como conclusão da disciplina de Ensino e Aprendizagem em Educação Inclusiva.

Na feira, os alunos apresentaram jogos educativos desenvolvidos para trabalharem estratégias de aprendizagem com foco na inclusão. De acordo com a professora da disciplina, Eloísa Mendonça, "os alunos ficaram muito satisfeitos com o resultado e com as ideias que surgiram ao longo do período. Com a prática, eles puderam criar e aperfeiçoar técnicas a serem trabalhadas nas salas de aula de forma interativa entre os alunos".

Os jogos foram confeccionados a partir das discussões em sala e pesquisas como forma de favorecerem o desenvolvimento dos mecanismos de aprendizagem como atenção, concentração, memória, transferência de aprendizagem e metacognição, além da autoestima e autonomia dos educandos.

Para a estudante Carla Borges, "durante o semestre, criamos um portfólio que foi elaborado visando nossa futura atuação como pedagogos, diante de crianças portadoras de necessidades especiais. Pudemos buscar formas diferenciadas de ensino abrangendo especificidades das pessoas com deficiência visual, auditiva, intelectual, física e o autismo. Foi um grande aprendizado".