A 12ª Jornada de Enfermagem Acadêmica do Curso de Enfermagem, da UninCor, ocorreu entre os dias 11 e 13 de novembro, e teve como propósito primordial congregar os estudantes de Enfermagem de todos os períodos, além de vários alunos do curso técnico do Instituto Federal da Unidade de Três Corações.

No primeiro dia da Jornada, os alunos assistiram a uma palestra, com o Enfermeiro José Guilherme Cassimiro, da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais – FHEMIG, tendo como tema: a Enfermagem na Gerontologia e Geriatria em sua fala, o enfermeiro apontou a importância de se resgatar o valor dos idosos nos dias atuais.  Na sequência, houve uma demonstração de Ginastica Laboral que envolveu todos os participantes e ressaltou a importância da atividade física para saúde.

O segundo dia do evento contou com Oficinas Práticas de aprendizado com temas relacionados ao Atendimento Pré-Hospitalar APH em situações de urgências primárias e secundárias comuns no cotidiano.  Tais oficinas foram elaboradas pelos alunos do 8º período do Curso de Enfermagem, contando com a presença enfermeira Simone Junqueira e a equipe técnica de enfermagem da Auto Pista Fernão Dias.

O terceiro e último dia abordou a questão das Drogas e suas implicações na Saúde Pública, tendo como palestrante o sargento da PM de Três Corações Carlos Eduardo, integrante do grupo do Programa Educacional de Resistência as Drogas – PROERD, que enfatizou que o abuso e a dependência das drogas é um grande problema enfrentado por toda a sociedade trazendo além dos prejuízos sociais, graves distúrbios na saúde dos seus usuários.  Na sequência, houve um comovente depoimento do ex-dependente José Francisco.  Para encerrar os participantes foram agraciados com uma sessão de música do jovem “Leozinho” juntamente com seus colegas, que trouxeram uma composição sobre os problemas enfrentados pelos usuários de drogas intituladas: “Drogas não, isso não é a solução”.

A coordenadora do Curso professora Fátima ressaltou “a Jornada Acadêmica é um evento que tem como objetivo fundamental integrar e promover o intercâmbio científico e cultural, bem como colocar os alunos em contato com as novas tendências da enfermagem na atualidade. Para que o evento atinja seu objetivo, é fundamental que os acadêmicos troquem essas experiências para desenvolver trabalhos consistentes e de qualidade”.