Na última segunda-feira, 15 de abril, o curso de Farmácia da UninCor promoveu para os estudantes de todos os períodos e profissionais da área, o Capacifar, uma capacitação sobre a "Dispensação de Medicamentos Controlados e Antimicrobianos: Aspectos Legais e Técnicos". A inscrição para o curso foi a doação de dois quilos de alimentos não perecíveis, que foram entregues a instituições de caridade de Três Corações: Apae, Ancianato São Vicente de Paulo, Arca de Noé, Capemi, Casa da Sopa, Casa Lar, Lar Anjo da Guarda, Lar Fabiano Cristo Rei e Vidação.

capacifar 2019A capacitação teve como objetivo proporcionar conhecimento e atualização ao profissional farmacêutico em relação à dispensação daqueles medicamentos que estão sujeitos a controle especial e antimicrobianos, contemplando os aspectos legais e técnicos.  De acordo com o coordenador do curso João Paulo Pereira Rosa, a dispensação de medicamentos pode ocorrer durante a consulta farmacêutica ou diretamente nos balcões das farmácias e, por isso, é fundamental assegurar que o medicamento seja entregue ao usuário certo, na dose prescrita, na quantidade adequada e com orientações sobre seu uso racional.

“É importante que o farmacêutico saiba que dispensar o medicamento não é o mesmo que entrega-lo ao paciente. A dispensação promove do uso racional de medicamentos para população sob a orientação do profissional, enquanto que na entrega de medicamentos, nem todas as informações necessárias para o uso correto de medicamentos está assegurada”, avalia.