tratamento esgoto 5Nos dias 24 e 25 de maio, o Mestrado Profissional Sustentabilidade em Recursos Hídricos da UninCor, em parceria com o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, promoveu o primeiro curso de dimensionamento de Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) descentralizado. A atividade foi ministrada pela engenheira civil e aluna do programa, Luana Ferreira Mendes, sob a coordenação da professora e coordenadora adjunta do mestrado, Rosângela Francisca de Paula Vitor Marques, e apoio do coordenador do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, Luiz Antônio Adriatta Ayres.

“Este curso vem agregar conhecimentos na área, visto o papel fundamental para profissionais e estudantes que já atuam ou pretendem atuar na área. O dimensionamento dos sistemas de tratamento de esgoto é etapa primordial para o tratamento de efluentes que posteriormente, na maioria das vezes são lançados em cursos d’água e que se dimensionados de maneira ambientalmente inadequada podem causar danos à saúde pública e impactos ambientais no ambiente aquático” diz a professora.

De acordo com a mestranda, o curso foi bastante proveitoso, pois possibilitou que ela mostrasse a o seu projeto de mestrado. Além disso, Luana ressaltou a importância do tratamento dos efluentes por ser de fácil dimensionamento e implantação, apresentando uma metodologia conforme as normativas vigentes.