Considerada a profissão do futuro, as áreas de atuação deste profissional aumentaram significativamente por conta das novas legislações ambientais.

A Engenharia Ambiental e Sanitária é uma das áreas que mais tem ganhado visibilidade nas últimas décadas. Por conta da aprovação de leis mais rígidas e normas que visam a preservação ambiental por empresas e órgãos públicos, os profissionais desta área têm sido muito disputados pelo mercado de trabalho.

Voltada para o desenvolvimento sustentável, alia as dimensões sociais, ecológicas, tecnológicas e econômicas do meio ambiente. A UninCor possui um corpo docente extremamente qualificado para os alunos deste curso, diversos laboratórios e ainda oferece dois grandes diferenciais que são: o Laboratório de Análise de Solos e a Fazenda Experimental, onde os mesmos vivenciam na prática os ensinamentos teóricos.

Com a divulgação do Conceito Preliminar de Curso em 2020 pelo MEC, na qual alcançou conceito 4, numa escala de 1 a 5, o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UninCor ficou classificado entre os 4 melhores do estado de Minas Gerais entre instituições públicas e privadas. Considerando apenas as instituições privadas, o curso foi avaliado como o segundo melhor do estado e o primeiro do Sul de Minas.

“Recebemos a nota com grande satisfação e alegria. Isso demonstra que estamos no caminho certo rumo à excelência. A nota tem a participação conjunta de toda a instituição: diretoria, gestores, docentes e principalmente os acadêmicos que abraçaram a causa não apenas para alcançar esta nota, mas com o engajamento durante todo o curso em atividades de ensino, pesquisa e extensão aliando sempre a parte teórica com a prática”; ressaltou o professor Luiz Antonio Andriatta Ayres, coordenador do curso.

As possibilidades do profissional formado na UninCor são amplas: é possível atuar como profissional liberal em empresas de engenharia, indústria, órgãos governamentais de saúde pública e planejamento urbano, organizações ambientais da sociedade civil, entre outras. Assim como seguir carreiras oferecidas pela área, como: consultoria ambiental para recuperação de áreas degradadas; análise das mais diversas áreas (solo, água, efluentes, ar, entre outros) em laboratórios ou em repartições públicas. Há ainda opção de atuar em empresas de saneamento, gestão de resíduos sólidos, abastecimento de água, coleta de efluentes e drenagem urbana. Além de desenvolver pesquisas e ingressar na área acadêmica como professor.

Uma área tão promissora como a Engenharia Ambiental e Sanitária deve ser considerada por todos aqueles que desejam alcançar o sucesso na vida profissional, num mercado que cresce a cada dia e se firma como uma das profissões do futuro, segundo a matéria ‘As profissões que mais vão crescer até 2023’ publicada pela revista Época. No entanto, é preciso procurar uma instituição que forme profissionais realmente qualificados e preparados para a prática, assim a UninCor se firma como a universidade que atende a estes critérios, bem avaliada pelos alunos e pelo MEC.
enganharia ambiental 1