Coordenadora do programa é nomeada Secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Confira aqui

Disciplinas em Tópicos Especiais, em parceria com a Universidade Estadual Paulista - Unesp

No mês de novembro foram ofertadas duas disciplinas em Tópicos Especiais, em parceria com a Unesp:

“Segurança hídrica na gestão de bacias hidrográficas”, tendo como responsáveis os professores

Dr. Fernando Antônio Leal Pacheco - UTAD-Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real, Portugal;

Dra. Marília Carvalho de Melo – UninCor - Universidade Vale do Rio Verde, Três Corações, Minas Gerais, Brasil;

Dr. Rogério Teixeira de Faria – Unesp – Univeridade Estadual Paulista, FCAV – Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Departamento de Engenharia e Ciências Exatas, Jaboticabal – SP, Brasil.

“Hidráulica Urbana e Rural nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS”, tendo como responsáveis os professores

Dr. Alexandre Dalri – Unesp – Universidade Estadual Paulista, FCAV – Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Departamento de Engenharia e Ciências Exatas, Jaboticabal – SP, Brasil;

Dr. Luís Filipe Sanches Fernandes da UTAD-Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real, Portugal;

Dr. Felipe Bernardes Silva – UninCor - Universidade Vale do Rio Verde, Três Corações, Minas Gerais, Brasil.

De acordo com a mestranda Ana Carolina Miranda, “foi uma excelente iniciativa da Coordenação do Mestrado Sustentabilidade em Recursos Hídricos da UninCor em ofertar dois tópicos especiais, em parceria com a Unesp. Com uma programação atual e relevante, tivemos excelentes profissionais tratando das experiências e desafios na gestão de recursos hídricos. A participação de professores estrangeiros foi um diferencial e viabilizou o intercâmbio de experiências internacionais.”

unesp 1 unesp 2

Defesas via remota

Firmando o objetivo do programa, de formar profissionais com competências e habilidades para o exercício da prática profissional avançada nos diferentes seguimentos do setor ambiental, foram realizadas com muito êxito defesas no segundo semestre de 2020. Confira as fotos! Os trabalhos e produtos podem ser consultados clicando aqui.

Confira algumas fotos:

Defesa Isabela

defesa isabela

Defesa Luana

defesa luana

Defesa Marianne

defesa mariane

Defesa Rayssa

defesa rayssa

Realização do III WORKSHOP INTERNACIONAL DE POLÍTICA DE USO E GOVERNANÇA DO SOLO e o II SEMINÁRIO SUSTENTABILIDADE EM RECURSOS HÍDRICOS

O evento foi realizado pela UninCor em parceria com a Unesp – Universidade Estadual Paulista e a Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Campus de Jaboticabal, e o Grupo de pesquisa em Política de Uso do Solo – Grupo PolUS.

Na oportunidade, foi possível a concretização de profunda reflexão técnico-acadêmica sobre Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a Agenda 2030 e suas aplicações no uso da água e do solo para o desenvolvimento sustentável global, sendo abordados temas distintos e complementares em cada um dos dias:

Tema específico do dia 19/10: POLÍTICA DE USO E GOVERNANÇA DO SOLO EM BACIAS HIDROGRÁFICAS

Tema específico do dia 20/10: SEGURANÇA HÍDRICA E ALIMENTAR

Tema específico do dia 21/10: SUSTENTABILIDADE EM RECURSOS HÍDRICOS

O evento foi transmitido pelo canal Youtube da UninCor, e as gravações podem ser conferidas aqui.

O evento contou com a presença de renomados palestrantes e moderadores, com atuação nacional e internacional. O público, extremamente participativo, contribuiu para discussões de alto nível durante os diálogos científicos. Foi registrada a presença de participantes da UninCor, Fatec, Unesp, Unicamp, Comitês de Bacias Hidrográficas, Grupo Polus, Ifam, IFCE, IFNMG, IFPA, IFSul de Minas, IFTM, Igam, IMASUL, INPE, IFGO, Instituto Florestal, Ministério Público, Unicesumar, ProfAgua, Sabesp, Secretaria de Estado de Educação, SEMA-MT, UEMG, USP, UFC, UFMG, dentre outras instituições e empresas.

Lançamento da Campanha “O que será do amanhã se você não mudar”

habitusO Grupo de Estudo Habitus, uma parceria do mestrado Sustentabilidade em Recursos Hídricos e do curso de graduação em Psicologia da UninCor, sendo coordenado pelas professoras Elisa Dias de Melo e Fabíola Sarrapio, promoveu o lançamento da Campanha “O que será do amanhã se você não mudar?”

O objetivo da campanha é a discussão de como os nossos hábitos impactam o MEIO AMBIENTE, e como podemos mudar nossas ações, de forma PRÁTICA e POSITIVA, seja em ambiente residencial, municipal ou empresarial! O lançamento contou com a participação da professora Dra. Isabela Morais, da Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP, pesquisadora de comportamento e cultura de consumo.

A transmissão pode ser conferida no Canal Youtube UninCor Universidade

Semana de Pesquisa e Extensão UninCor 2020

Mais uma vez reforçando o compromisso do mestrado junto aos cursos de graduação da UninCor, os docentes participaram ativamente como avaliadores dos trabalhos submetidos na Semana de Pesquisa e Extensão. Os professores Alexandre Tourino Mendonça e Elisa Dias de Melo compuseram a comissão organizadora do evento, que tem como objetivo divulgar os projetos de pesquisa e de extensão realizados no ambiente acadêmico, permitindo troca de conhecimentos entre discentes e docentes da UninCor e demais instituições de ensino, e comunidade em geral. O tema desta edição, A ERA DOS EXTREMOS: a ponderação para promoção da igualdade, trouxe uma ‘provocação’ ao comportamento da sociedade moderna, propiciando uma importante oportunidade de reflexão.

As palestras de abertura e encerramento podem ser conferidas no Canal Youtube da UninCor .

pesquisa extensao 02

pesquisa extensao 01