O modelo híbrido de ensino intercala aulas presenciais e remotas. Diferente do modelo EaD, ensino a distância, em que as aulas não acontecem ao mesmo tempo, na modalidade remota, são utilizadas plataformas para adaptação da mediação didática e pedagógica em tempo real. Assim, o que muita gente não sabe é a gigantesca estrutura tecnológica necessária para levar as aulas da UninCor e do Colégio de Aplicação até os alunos no modelo remoto.

voce sabia juniorSão cerca de nove profissionais diretamente ligados ao trabalho que gerencia os sistemas, plataformas e toda a infraestrutura necessária. Além dos equipamentos que permitem o acesso à internet, o kit de transmissão é composto por câmera profissional, microfone sem fio profissional e um computador dedicado, além dos cabos de conexão.

O sistema padrão para as aulas remotas é através do Google Meet, uma das soluções do Google For Education (versão Enterprise), que, além das funcionalidades básicas da versão gratuita, disponibiliza outros recursos extras que ampliam a interação entre os alunos e professores, além de permitir a gravação das aulas para consulta posterior. É utilizado, também, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Plural, em que gestores, professores, alunos e responsáveis podem acessar os conteúdos disponibilizados a qualquer momento e de qualquer local. As funcionalidades do Plural estão à disposição de todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizado.

Já são mais de duas mil horas de transmissões no Colégio de Aplicação e quase cinco mil horas de transmissão na graduação. Para atender esta demanda, foi adquirido um Link de Internet Dedicado da Embratel de 100 MBps. Assim, os mais de 600 alunos do Colégio de Aplicação e mais de 2.000 alunos, entre cursos de graduação e mestrado, da UninCor, permanecem recebendo seus conteúdos de maneira remota, mas com a mesma qualidade de ensino oferecida presencialmente.

O principal desafio enfrentado pelo Departamento de Tecnologia da Informação da UninCor foi realizar tantas mudanças inesperadas em tempo hábil. Sucessivos atrasos de transportadoras resultaram em entregas tardias de equipamentos que, em alguns casos, chegaram após o início das aulas. Assim, foi necessária muita criatividade e comprometimento dos envolvidos para superar os obstáculos e conseguir entregar um serviço de qualidade e eficiente para os alunos, pais, professores e que atendesse à expectativa da direção, que sempre prima pela excelência.