Alunos do 8°, 9° e 10° período do curso de Enfermagem da UninCor estão atuando em diversas frentes no combate à covid-19 na cidade de Três Corações.  

 Eles estão trabalhando com estágio na saúde pública e na linha de frente no ambiente hospitalar. Estão realizando práticas nos postos de saúde, ajudando na campanha de vacinação contra a covid-19 e no hospital na assistência de Enfermagem aos pacientes acometidos pela doença.  

 No hospital atuam, tanto nas enfermarias, quanto no pronto atendimento do Centro de Atendimento Especializado do Coronavírus e a coordenadora do curso, Ranile Santos Silva diz que, mesmo diante de toda essa situação, eles estão cada vez mais dedicados, prestando assistência de forma humanizada. “Neste momento de guerra,todos os nossos alunos viraram combatentes na linha de frente e isso é motivo de muito orgulho para nossa universidade e para nós professores. Esses alunos estão vivenciando uma grande experiência diante do cenário atual. Eles apresentam ansiedade, o que é normal, pois essa situação não é fácil de ser enfrentada. O medo é previsto diante desse contexto e faz parte da profissão, porém o aprendizado diário fortalece o crescimento pessoal e profissional desses alunos”, comenta Ranile. 

 Ela também comenta que, diante desse contexto de conflitos e angústias, os professores do colegiado do curso estão sempre dispostos a motivar, incentivar os alunos a enfrentar esse momento, trabalhando com estratégias para atender à população tricordiana de maneira humanizada. 

 A aluna Rafaela Ribeiro fala sobre sua experiência no hospital: “Diante da real situação da saúde no mundo e falando precisamente do Hospital São Sebastião, que se encontra em um momento delicado, é um enorme prazer prestar assistência aos doentes nesse momento atípico que vivemos. Estar na linha de frente representando a UninCor e atuando diretamente com os casos de covid-19 contribuiu para nosso crescimento, não apenas profissional, como também pessoal. Contudo, reforçamos a necessidade de manter todos os cuidados diante do coronavírus, uma vez que atitudes simples irão reduzir acentuadamente os números de casos na população”. Rafaela está cursando o 9° período do curso de Enfermagem. 

 Sara de Oliveira Vieira, do 10° período, também comenta sobre sua atuação na linha de frente: “Primeiramente agradeço a Deus por ser meu alicerce a todo momento e, como sabemos, estamos vivendo uma fase muito desafiadora em todo o mundo que é essa pandemia e com ela vieram novos desafios. Posso dizer que tem sido muito gratificante participar e atuar como estagiária na linha de frente à covid-19 na Fundação Hospitalar São Sebastião, onde vemos a real situação e o desafio dos profissionais de saúde para dar o melhor de si em todos os momentos, na assistência direta e indireta ao paciente. Sem dúvidas, esse estágio tem sido uma experiência incrível e irá agregar muito para ter um futuro profissional promissor”. 

 O curso tem atuado também na execução de projetos de saúde do trabalhador nas indústrias de Três Corações, reforçando as medidas preventivas da doença e como extensão realiza ações solidárias em parceria com o Hospital São Sebastião. 

 A coordenadora de Enfermagem do Hospital, Graziele Trolez, agradeceu à Universidade e aos estagiários pelo trabalho realizado na instituição. “Haja vista essa situação tão triste que estamos vivenciando em relação à pandemia, eu gostaria muito de agradecer à UninCor, em especial à coordenadora do curso Ranile, por esse apoio tão grande ao nosso hospital, junto aos acadêmicos do curso de Enfermagem, que não têm medido esforços para estar aqui nos apoiando. Eles têm nos ajudado, tanto no período diurno, noturno, inclusive nos finais de semana e feriados. Com certeza, esse apoio tem feito toda a diferença no cuidado e na assistência a esses pacientes que precisam tanto da gente para se recuperar. Graças a Deus, temos liberado muitos pacientes de alta, devolvendo-os às suas famílias. Então, UninCor e Hospital São Sebastião, com certeza, é uma parceria de sucesso. Então, gratidão a essa instituição que tem nos ajudado muito, obrigada!”, diz. 

 A UninCor tem se empenhado em auxiliar a comunidade nesse momento crítico e a atuação do curso de Enfermagem, por meio de seus professores, alunos e coordenação demonstra o comprometimento da equipe.