jogos 2

A Secretaria do Meio Ambiente de Três Corações, por meio do secretário Sr. Marcelo de Castro Murad e da professora Simone Catarina Silva, solicitou ao curso de Ciência da Computação da UninCor o desenvolvimento de jogos sobre educação ambiental, para que os alunos da rede pública pudessem aprender brincando. A intenção da secretaria com a solicitação era atender a demanda do ensino remoto e facilitar o aprendizado dos alunos.

Em fevereiro de 2021 a coordenadora do curso de Ciência da Computação, Profª Maria Carolina Silva Castro Oliveira, apresentou a demanda para o Grupo de Estudos em Sustentabilidade e Tecnologia (GEST), coordenado pela Profª Priscila Ligabó Murarolli, e pensou-se em unir forças entre o grupo de estudos e a disciplina Projeto Integrador I do terceiro período do curso de Ciência da Computação, a qual a Profª Priscila ministra, afinal a disciplina traria como conteúdo a “Gamificação”, que quando aplicada a jogos traz grandes benefícios na aprendizagem.

Conceito de gamificação

A palavra é derivada do inglês gamification e consiste no uso de ferramentas de jogos para engajar e facilitar o aprendizado de situações reais por meio da diversão.

O objetivo é tornar mais acessíveis conteúdos mais densos. “O processo de gamificação permite que a aprendizagem seja prazerosa, significativa e envolvente, pois ela utiliza elementos de games que possibilitam o engajamento das pessoas para atingir o objetivo”, comenta a professora Priscila.

Processo de criação dos jogos pelo curso de Ciência da Computação

Os alunos do terceiro período do curso, com a orientação da professora Priscila, desenvolveram três jogos para auxiliar o aprendizado sobre educação ambiental. Eles foram divididos em três grupos e cada um deles desenvolveu um jogo.

Priscila ressalta que a maioria dos alunos nunca haviam tido contato com o desenvolvimento de jogos, assim caminharam com quatro vertentes:

1) Os alunos aprenderam os conceitos de gamificação na disciplina Projeto Integrador I;

2) Os alunos receberam um curso da ferramenta Construct2 com o aluno André Lacerda Costa;

3) Os alunos escreveram o projeto do jogo que desenvolveram;

4) Os alunos aplicaram o conhecimento de gamificação e da ferramenta Construct2 para desenvolverem o jogo de educação ambiental.

jogos 1

Lançamento dos projetos

No dia 24 de junho os alunos apresentaram para uma banca de professores, que avaliaram os projetos de jogos.

A professora Simone, que trouxe a demanda da secretaria para a universidade diz: “esses jogos fazem parte de um projeto de educação ambiental que está acontecendo nas escolas do município e nós precisávamos achar uma maneira lúdica para que os alunos tivessem mais interesse pelo assunto. Então, a contribuição do material para educação ambiental é muito grande, porque vai permitir que tenhamos um jogo para cada assunto que vamos trabalhar com as crianças e isso vai facilitar muito o aprendizado”.

Ela afirma que esse material poderá ser aproveitado também na educação ambiental informal: “como ficou um jogo fácil, vou poder utilizar também na educação ambiental não formal, que é aquela que não está ligada diretamente à escola”. Simone, que também é professora do curso de Ciência da Computação da UninCor, foi umas das avaliadoras do trabalho e opina sobre ele. “Gostaria de destacar a qualidade dos trabalhos. Como avaliadora, como professora, fiquei surpreendida com a qualidade dos trabalhos escritos”, complementa.

Letícia Rodrigues, professora do Mestrado Sustentabilidade em Recursos Hídricos da UninCor, também foi uma das avaliadoras do trabalho e ressaltou a sua importância. “O projeto é muito significativo, por demonstrar como a educação ambiental pode ser trabalhada com alunos do ensino fundamental I e II por meio de gamificação, uma metodologia ativa que vem ao encontro das expectativas da atual geração de alunos, caracterizados como “nativos digitais”. Práticas de ensino como essas, que vão além das abordagens do paradigma tradicional de ensino, precisam ser incentivadas, com o intuito de se obter melhores resultados no processo de ensino e aprendizagem”, reflete a professora.

Já o secretário de meio ambiente, Sr. Marcelo Murad, agradece pela parceria com a universidade, que ele avalia como muito importante e ele diz acreditar muito na educação ambiental. Ele reconhece e valoriza a atividade pelas possibilidades que ela oferecerá à educação ambiental nas escolas.

Os jogos em breve estarão disponíveis para a Secretaria de Meio Ambiente e para todas as pessoas que tiverem interesse e todos poderão brincar e aprender sobre a educação ambiental.