site 1 saude na estrada

Alunos e coordenadores dos cursos de Nutrição e Enfermagem da UninCor colaboraram com os atendimentos do programa Saúde na Estrada, iniciativa dos Postos Ipiranga que tem como objetivo “estimular os cuidados com a saúde e melhorar a qualidade de vida de milhares de caminhoneiros do Brasil”. A ação aconteceu no dia 14 de setembro no Posto Ipiranga Novo Rio Ltda, em Carmo da Cachoeira/MG. 

Participaram 141 motoristas, totalizando 312 atendimentos dos mais diversos. Os alunos participantes do curso de Nutrição (5° e 6° períodos) fizeram avaliações nutricionais com o uso de bioimpedância inbody e orientação sobre alimentação saudável. A coordenadora do curso, Ana Luiza Rodrigues Pellegrinelli avaliou a parceria da universidade com o posto Ipiranga, que já acontece há anos, como muito positiva. “A parceria do posto Ipiranga com o curso de Nutrição da UninCor é muito importante, pois, além de atendermos aos caminhoneiros, à população da região próxima ao posto de gasolina ou os que passam pela rodovia, os alunos têm oportunidade de exercitarem os conteúdos aprendidos na universidade e de vivenciar um pouco a rotina do nutricionista”, comenta a coordenadora. Já os alunos do 9° e 10° períodos do curso de Enfermagem fizeram aferição de pressão arterial, glicemia capilar, aferição de temperatura, saturação por meio de oxímetro de pulso, fizeram orientações sobre prevenção de doenças e promoção de saúde. Para o coordenador do curso, Guilherme Luís Nascimento Quintiliano, a ação foi muito proveitosa. “Foi uma oportunidade muito boa, tanto para os alunos, quanto para mim como professor, profissional, poder contribuir de alguma forma nesse processo de promoção de saúde e prevenção das doenças e eu fiquei muito feliz ao ver o crescimento profissional dos alunos nas orientações, na execução dos procedimentos e isso alegra, dá aquela sensação de dever sendo cumprido”, comemora o coordenador. 

Saúde na Estrada é um programa itinerante com atendimento especializado ao público da estrada e a UninCor participa anualmente do evento.