Corpo texto site aluno servico social

João Pedro Moreira Costa, egresso do curso de Serviço Social da UninCor teve seu TCC aprovado no XXIV Semead (Seminários em Administração) promovido pela Universidade de São Paulo (USP), um dos principais eventos científicos na área de Administração do país. O trabalho foi orientado pela professora Dra. Cleusimar Cardoso Alves Almeida e tem como título: “UMA REDE SOCIOASSISTENCIAL FURADA”: OS DESAFIOS PARA O TRABALHO ASSISTENCIAL EM UM MUNICÍPIO DO SUL DE MINAS GERAIS SOB A ÓTICA DE SEUS ATORES”.

O artigo aborda os desafios experimentados pelas instituições que compõem a rede socioassistencial de um município do sul de Minas Gerais, considerando o cotidiano dos atores e as relações interinstitucionais como elementos fundamentais para a apreensão de tais obstáculos.  Para isso, utilizou-se uma pesquisa qualitativa, na qual foram realizadas entrevistas semiestruturadas com gestores e profissionais das entidades públicas e privadas sem fins lucrativos que compõem a rede socioassistencial do município, totalizando quatro cargos de gestão, entre coordenadores e presidente de associação, além de quatro profissionais técnicos dessas instituições. Os resultados demonstraram que, na dimensão operacional, a questão orçamentária é o maior complicador do trabalho cotidiano das entidades, ao passo que, em relação à dimensão interinstitucional, o principal entrave citado pelos participantes foi a dificuldade do trabalho em rede entre as instituições, o que prejudica o processo de referência e contrarreferência, bem como a integralidade dos serviços, criando uma espécie de rede socioassistencial “furada”.

A professora Cleusimar comentou a relevância do trabalho. “Esse trabalho traz contribuições sociais e acadêmicas, tendo em vista que a produção de conhecimento sobre esse tema a nível municipal, onde as demandas emergem e a política acontece, é bastante incipiente”.

O Semead (Seminários em Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP), é um evento científico organizado anualmente que tem um importante papel no intercâmbio e discussão da produção científico-tecnológica desenvolvida na área de Administração no Brasil e no Exterior. Este ano, acontece de 10 a 12 de novembro.