Capa site congresso direito ambiental

Alunos do 7º e 8º período de Direito da UninCor Três Corações e Caxambu participaram dos eventos com a professora Daiane Fernandes Pereira Lahmann, que ministra a disciplina de Direito Ambiental. No horário da aula, eles assistiram o Painel III com o tema Mudanças Climáticas e reuniões das partes.

A palestra complementou o assunto estudado em sala sobre o Direito Ambiental Internacional, abordando os principais acordos e Convenções relacionados à temática mudanças climáticas: Acordo de Paris, Protocolo Kyoto, Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.

Após o encerramento da palestra, os alunos manifestaram suas opiniões. “A palestra ajudou a complementar o que está sendo estudado em aula, principalmente sobre as questões das mudanças climáticas que se mostram antagonistas para o futuro da população que habitará a terra, além dos animais que sofrerão drasticamente também com toda a mudança”, comentou a aluna Laíssa Leite de Jesus.

Já a discente Débora Cristina Silva Pinto disse que passou a se interessar pelo tema depois que começou a estudá-lo. “Antes de começar a estudar sobre Direito Ambiental, não dava muita importância ao tema. Hoje em dia, estudando a fundo com a professora Daiane, consigo perceber o quão importante é para a sociedade em todos os aspectos”.

As estudantes Alice Levenhagen Souza Clebicar e Thaiane Kamila da Silva ressaltaram a qualidade do evento. “A live foi de extrema importância, vez que tratou sobre temas de sustentabilidade no mundo, bem como crises ambientais que impactam o ambiente e consequentemente interferem na vida de todos”, disse Alice. “Excelente palestra, complementou o que estamos estudando em sala e aprendi um pouco mais sobre as metas para sustentabilidade no mundo e sobre as consequências das mudanças climáticas”, opinou Thaiane.

Ingrid Grandi Ferreira ressaltou a importância de todos contribuírem para reverter o cenário atual. “Apenas comprovei o que eu achava e sempre falei... O meio ambiente pede socorro, mas ninguém liga! Detalhes ajudariam a fazer a diferença... Sigo firme, fazendo a minha parte”.

A professora Daiane também comentou sobre a participação dos alunos no evento. “O Congresso contribuiu para complementar o conteúdo estudado em sala, além de criar um senso crítico nos alunos sobre a questão urgente de repensarmos nossas ações e da necessidade de criação de políticas públicas para enfrentarmos as mudanças climáticas causadas pela ação humana”.

Além da matéria estudada, foi feita uma OAT (Outras Atividades) sobre o assunto utilizando a metodologia de sala de aula invertida.

O evento foi promovido pela Escola Superior Dom Helder Câmara.