O Prof. Rui Proença Garcia, de Portugal, foi recebido na manhã do dia 15 de dezembro na reitoria da UninCor pelo reitor, Prof. Lácio César Gomes da Silva, pelo vice-reitor, Prof. Marcelo Junqueira Pereira, pelo diretor-executivo, Prof. Túlio Marcos Romano, pela diretora do Colégio de Aplicação, Prof. Flávia de Carvalho Silva, pelo pró-reitor acadêmico, Prof. Arnaldo Vhieira e pelo coordenador do Núcleo de Orientação Psicológico, Pedagógico e de Acessibilidade (NOPPA), Prof. Jesus Monteiro.

Ele visitou toda a estrutura física da instituição e a Fazenda da UninCor. Na sequência, ele se reuniu com os coordenadores de cursos da instituição e com a Prof. Flávia, do Colégio de Aplicação, e houve um intercâmbio entre eles sobre experiências acadêmicas no Brasil e em Portugal.

O Prof. Rui encerrou suas atividades na UninCor com uma palestra com o tema “Inclusão e Diversidade Humana”, na qual refletiu sobre o uso de determinados termos e sobre o conceito de inclusão, em especial voltado a pessoas com deficiência. O evento, denominado “Unincor Caminhos do Conhecimento” foi aberto ao público.

O professor Rui é licenciado em Educação Física, doutor em Ciências do Desporto e professor catedrático da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADE-UP); Presidente da Comissão de Ética da FADE-UP; Membro da Comissão de Ética da Universidade do Porto; Professor visitante de Universidades brasileiras; Membro Correspondente Vitalício da Academia Brasileira de Filosofia; Autor de vários livros e capítulos de livros editados no Brasil sobre Desporto e Educação; Orientador de 17 doutorados concluídos de professores brasileiros; Membro de vários Conselhos Redatoriais e afins de revistas brasileiras.