Cada linha de pesquisa contempla 05 projetos de pesquisa, totalizando 10 projetos associados a todos os docentes do Programa de acordo com objetos de estudos/perspectivas teórico-práticos, atendendo às demandas de pesquisas regionais e universais.
Linha de pesquisa: Formação de professores e ação docente
AÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO SOCIAL: PRÁTICAS E REFLEXÕES A PARTIR DAS ARTES
Linha: Formação de Professores e Ação Docente
Responsável: Cilene Margarete Pereira
Descrição: O projeto de pesquisa Ação docente e inclusão social: práticas e reflexões a partir das artes busca discutir práticas docentes da Educação Básica capazes de levar o educando a pensar criticamente a realidade social, política e histórica em que está inserido, percebendo a escola como um ambiente de crescimento intelectual, de diálogo, discussão e troca de experiências e de respeito à diversidade humana e cultural que a compõe. Apresenta uma abordagem teórico-prática sobre os temas relativos à exclusão social (pobreza, violência, raça-etnia, gênero, diversidade sexual, classe social, deficiências, etc.) e Direitos Humanos como chave para a inclusão social, potencializando a reflexão de alunos de escolas públicas e privadas sobre a sociedade contemporânea, tendo como ponto de partida manifestações culturais diversas (literatura, cinema, música, artes visuais, etc.) canônicas e não canônicas, eruditas e populares e/ou de massas, sem atribuição de valores. Propõe atividades práticas e discussões teóricas, juntamente com os cursos de licenciatura da UninCor, em escolas públicas e privadas da cidade de Três Corações/MG e seu entorno em uma perspectiva de aprender-fazendo, com aulas, eventos e seminários abertos à comunidade, gerando valores, reduzindo riscos sociais e promovendo a inclusão e coesão social. O projeto propõe, ainda, pensar a relação exclusão-inclusão social de grupos minoritários em uma perspectiva dialética, atentando para a construção de material bibliográfico (artigos, capítulos e livros) para uso de professores na elaboração de suas aulas.
Docentes envolvidos:
Profa. Dra. Cilene Margarete Pereira
Prof. Dr. Luciano Marcos Dias Cavalcanti
MATERIAL DIDÁTICO E ENSINO: PRÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE
Linha: Formação de Professores e Ação Docente
Responsável: Dirceu Cordeiro
Descrição: O projeto de pesquisa “Material Didático e Ensino: prática e formação docente” analisa de maneira crítico-interpretativo o uso de diversos tipos de materiais didáticos na educação básica, considerando as grandes áreas dispostas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Tecnologias). Duas questões permeiam os objetivos deste projeto: (1) como este material didático é elaborado; (2) como este material didático é utilizado pelos professores, considerando práticas de sala de aula. Tais questões levam a uma reflexão não só sobre as práticas e a formação docente, mas também sobre o processo de escolha do material didático e sua apresentação: conteúdos, exercícios e atividades avaliativas; aspectos gráficos e visuais; presença de aspectos ideológicos em seu conteúdo; confronto de material didático impresso e tecnologias digitais.
Docentes envolvidos:
Prof. Dr. Dirceu Antônio Cordeiro Júnior
Profa. Dra. Gleicione Aparecida Dias Bagne de Souza
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DIAGNÓSTICO E PERSPECTIVAS
Linha: Formação de Professores e Ação Docente
Responsável: Jocyare Souza / Terezinha Richartz
Descrição: Este projeto discute a realidade da educação básica com foco na formação de professores. A pesquisa objetiva: a) analisar a postura dos professores da Rede Pública e Particular em relação ao investimento à formação continuada, b) analisar como tem sido a postura desses professores em relação às mudanças nas práticas pedagógicas. Discute à luz de referenciais teóricos, a formação continuada docente enquanto facilitadora do processo de ensino aprendizagem, alicerçada em concepções atuais de ensino, com vistas à formação integral dos alunos. Procura-se ainda, estudar a figura do professor, a sua postura, a sua importância no processo educativo e os procedimentos que poderão facilitar mudanças nas práticas pedagógicas, as quais, podem permitir que o professor se torne um poderoso agente de transformação.
Docentes envolvidos:
Profa. Dra. Gleicione Aparecida Dias Bagne de Souza
Prof. Dr. Renan Belmonte Mazzola
Prof. Dr. Dirceu Antônio Cordeiro Júnior
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: PERSPECTIVAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Linha: Formação de Professores e Ação Docente
Responsável: Renan Mazzola
Descrição: O projeto “Tecnologias da informação e comunicação: perspectivas na educação básica” discute os desafios que as tecnologias de informação e comunicação (TIC’s) colocam à formação de professores e sua integração com a sala de aula. Aborda temáticas sobre as novas tecnologias como ferramentas pedagógicas que subsidiam o processo de formação continuada dos professores. Discute o conjunto dos letramentos digitais desenvolvidos nas práticas pedagógicas que envolvam as TICs. Aponta ferramentas e recursos digitais disponíveis e produtivos para as aulas de produção textual e de conteúdos de língua portuguesa, embora alguns recursos possam ser aplicados a diversas disciplinas na educação básica. Investiga as possibilidades de aprendizagem a partir da utilização dessas tecnologias, articuladas à construção de metodologias nas quais mídias tecnológicas possam ser recursos didáticos eficazes no processo de ensino aprendizagem na educação básica. O projeto promove, ainda, debates acerca de modelos de ensino-aprendizagem que favoreçam novas formas de aprender e ensinar.
Docentes envolvidos:
Prof. Dr. Renan Belmonte Mazzola
Prof. Dr. Dirceu Antônio Cordeiro Júnior
Profa. Dra. Jocyare Cristina Pereira de Souza
CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM E CULTURA: ANÁLISE DE PRÁTICAS DISCURSIVAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Linha: Formação de Professores e Ação Docente
Responsável: Luciano Cavalcanti
Descrição: O projeto “Concepções de linguagem e Cultura: análise de práticas discursivas na educação básica” aborda a relação entre a concepção de linguagem e cultura e a importância desses fatores para o ensino. Esse projeto discute a linguagem a partir de quatro concepções: 1.ª a linguagem é a expressão do pensamento; 2.ª a linguagem é instrumento de comunicação; 3.ª a linguagem é uma forma ou um processo de interação; 4.ª a linguagem é uma forma de expressão estética. No que diz respeito à cultura, ela é entendida em sua multiplicidade de expressões e manifestações materiais e simbólicas, sejam elas apreendidas na cultura popular, na cultura erudita ou na cultura de massas. A linguagem não se constitui apenas como fator sócio histórico e ideológico, mas também como elemento de expressão cultural e estética. Assim, é primordial que o professor, preocupado em implantar melhorias no ensino, saiba refletir sobre questões referentes à linguagem e à cultura; conheça os elementos que dão forma à sua prática pedagógica; e, principalmente, esteja consciente de que sua opção metodológica para realizar e estruturar o ensino em sala de aula tem relação direta com a multiplicidade de possibilidades de abordagem da linguagem e cultura adotadas.
Docentes envolvidos:
Prof. Dr. Luciano Marcos Dias Cavalcanti
Profa. Dra.Cilene Margarete Pereira
Linha de pesquisa: Gestão empreendedora do ensino
PRÁTICA DO EMPREENDEDORISMO NA EDUCAÇÃO BÁSICA E A APROXIMAÇÃO DA ESCOLA COM O MERCADO DE TRABALHO
Linha: Gestão Empreendedora do Ensino
Responsável: Tulio Sene
Descrição: Este projeto discute a prática do empreendedorismo na educação básica e a aproximação da escola com o mercado de trabalho. Aborda questões que desmitificam o conhecimento sobre o ser empreendedor: “Nasce-se empreendedor, ou se pode ensinar a ser empreendedor”. Discute-se ainda: O empreendedorismo pode ser ensinado/aprendido? De que forma? O que ensinar? Com vistas ao desenvolvimento de competências que farão com que os alunos estejam bem preparados para lidar com os desafios da sociedade capitalista contemporânea, em especial, com a possibilidade de gerar a própria renda. O projeto propõe ainda, atividades que sejam próximas da realidade vivida em escolas públicas para apoiar e fortalecer o desenvolvimento de propostas curriculares empreendedoras, ampliando o tempo dos estudantes na escola na busca de uma formação integral, a partir da inserção de atividades que tornem o currículo mais dinâmico, e que atendam às expectativas dos estudantes e às demandas do mercado de trabalho.
Docentes envolvidos:
Profa. Dra. Letícia Rodrigues da Fonseca
Prof. Dr. Sérgio Ricardo Silva Magalhães
Prof. Dr. Nelson Lambert de Andrade
GESTÃO DA CRIATIVIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DA INOVAÇÃO EM AMBIENTES ESCOLARES
Este projeto consiste em um estudo sobre a gestão da criatividade para o desenvolvimento da inovação em ambientes escolares a partir da análise de
Linha: Gestão Empreendedora do Ensino
Responsável: Letícia Fonseca
Descrição: Este projeto consiste em um estudo sobre a gestão da criatividade para o desenvolvimento da inovação em ambientes escolares a partir da análise de atividades realizadas em turmas da Educação Básica. Objetiva analisar as atividades que oportunizam o desenvolvimento da inovação através de práticas pedagógicas, sob as concepções de criatividade e de inovação na percepção de professores e gestores educacionais das escolas, alvos do estudo. Propõe ainda, um levantamento dos elementos inibidores e facilitadores à implementação de práticas pedagógicas no sentido de promover a criatividade na organização escolar.
Docentes envolvidos:
Prof. Dr. Sérgio Ricardo Silva Magalhães
Profa. Dra. Letícia Rodrigues da Fonseca
ÉTICA, RESPONSABILIDADE SOCIAL E ENSINO
Linha: Gestão Empreendedora do Ensino
Responsável: Francisco de Assis Carvalho
Descrição: As escolas vivem um momento de reestruturação, tendo como foco uma gestão pedagógica voltada para as questões éticas, responsáveis socialmente e que permitam uma maior produção de capital intelectual. Nesse sentido, o projeto de pesquisa objetiva uma discussão sobre o universo da escola na qual educandos vivenciam situações diversificadas que favorecem o aprendizado para dialogarem de maneira competente com a comunidade, aprenderem a respeitar e a serem respeitados, a ouvirem e ser ouvidos, a reivindicarem direitos e cumprirem obrigações, participando ativamente da vida social, política, científica e cultural. Apresenta ainda, atividades de campo, projetos e ações em escolas da educação básica que oportunizam o amadurecimento da responsabilidade social e manutenção de valores éticos, que não devem ser tratados apenas como conceitos ideais, mas sim como um conjunto de princípios inerentes aos atores da escola para que sejam capazes de conduzir a sociedade por um caminho melhor.
Docentes envolvidos:
Prof. Dr. Francisco de Assis Carvalho
Prof. Dr.Túlio Silva Sene
Prof. Dr. Zionel Santana
COMUNICAÇÃO, CULTURA E GESTÃO EDUCACIONAL
Linha: Gestão Empreendedora do Ensino
Responsável: Zionel Santana
Descrição: Este projeto objetiva o estudo da articulação entre comunicação, discurso, ética, cultura e gestão educacional inerente ao cotidiano escolar. A partir de elementos da comunicação do discurso presentes nas instâncias do ambiente escolar, contrapõe-se à reprodução da massificação cultural na escola por meio de atividades empreendedoras que “resgatam” as “autênticas” relações humanas e sociais na esfera pública. Apresentam-se atividades teórico práticas com ênfase nas relações humanas, motivação, criatividade, solidariedade e sentido de desafio, que possam contribuir para o desenvolvimento cultural e social de estudantes. Busca-se ainda, estratégias que oportunizem práticas pedagógicas pautadas na educação crítica, criticizadora e emancipatória demonstrando a crença na pessoa humana e na sua capacidade de educar-se como sujeito histórico e comunicativo.
Prof. Dr. Zionel Santana
Prof. Dr. Francisco de Assis Carvalho
GESTÃO PARTICIPATIVA E QUALIDADE NO ENSINO
Linha: Gestão Empreendedora do Ensino
Responsável: Antonio dos Santos Silva
Descrição: O projeto “Gestão participativa e qualidade no ensino” estuda o papel da gestão democrática e participativa na geração da qualidade no âmbito do ensino escolar. Com temas relacionados à gestão de resultados educacionais, à gestão pedagógica, à gestão de recursos e à gestão de pessoas no ambiente escolar, procura-se estabelecer relações entre os “bons resultados” de escolas públicas e privadas na periferia do sistema mundial e a adoção da gestão participativa para assegurar a qualidade do ensino. No sentido de identificar a necessidade de planejamento e organização escolar a partir da gestão participativa dos vários setores da escola e comunidade, são promovidas atividades de estudos, reflexões e planejamento de ações. Em parceria com o Núcleo Pedagógico da UninCor, oferece-se ainda, formação continuada para gestores escolares, contemplando também demandas complexas relacionadas ao cotidiano escolar.
Docentes envolvidos:
Prof. Dr. Túlio Silva Sene
Prof. Dr. Sérgio Ricardo Silva Magalhães
Prof. Dr. Nelson Lambert de Andrade