Discente e docente do Mestrado Profissional em Gestão, Planejamento e Ensino publicam resultados parciais de pesquisa em periódico

O aluno do Mestrado Profissional em Gestão, Planejamento e Ensino Cleverson Florêncio e sua orientadora, Profa. Dra. Cilene Pereira, publicaram artigo originário da dissertação Audiovisual e Direitos Humanos: o uso do curta metragem na Escola, em desenvolvimento, que objetiva refletir sobre temas relativos aos Direitos Humanos por meio do audiovisual, particularmente do filme de curta-metragem, entendido como objeto cultural e ferramenta de trabalho do professor em sala de aula.

O artigo “Curta-metragem brasileiro e educação em direitos humanos: reflexão sobre questões de gênero e de exclusão social”, publicado na Revista Literatura em Debate, discute a relação entre cinema e educação a partir dos seguintes questionamentos: (1) como os Direitos Humanos e questões concernentes a eles são discutidos em filmes de curta-metragem? (2) como o audiovisual, instrumento de representação do mundo e objeto estético, inserido no campo da “mídia-educação” (BÉVORT, BELLONI, 2009), pode contribuir para a formação humana e crítica do aluno (e do professor)? A partir dessa discussão, o artigo analisa dois curtas-metragens, Rua São Paulo (MASSARANDUBA, RIBEIRO, 2002) e Amapô (GOIFMAN, 2013), no qual temos o protagonismo de grupos sociais marginalizados, os sem tetos e a população transsexual, respectivamente.

O artigo pode ser acesso no link.