Grupo de pesquisa Gestão dos Transtornos Emocionais e de Desenvolvimento na Escola, associado ao Mestrado GPE, tem início no primeiro semestre de 2020 com participação de docentes e discentes do Programa

Neste primeiro semestre de 2020, foram iniciados os trabalhos do grupo de pesquisa Gestão dos Transtornos Emocionais e de Desenvolvimento na Escola, registrado no CNPQ, ligado ao Mestrado GPE da Unincor, que tem como finalidade aproximar pesquisadores em torno das questões problemáticas ligadas aos transtornos emocionais de gestores, alunos e professores da escola básica, e também às situações que causam conflitos no ambiente escolar e que se relacionam ao gerenciamento da instituição escolar e às suas atividades. Os membros associados são os professores Dr. Francisco de Assis Carvalho, Dr. Dirceu Antônio Cordeiro Júnior e Dra. Letícia Rodrigues da Fonseca, e os alunos mestrandos Bruno Barcellos Sampaio, Elisa Queiroz dos Santos, Jackson Faustino Ferreira, Sara Regina Paiva Viana e Gleucimar Romana Faria. Neste semestre, o grupo seguiu um cronograma de encontros e discussões para discutir as temáticas de interesse e o planejamento de atividades para o próximo semestre. O grupo planeja, além da pesquisa, promover também atividades discursivas semelhantes à Mesa Redonda que vai acontecer no dia 10 de junho: “Aspectos emocionais social e suas consequências no Ambiente Escolar”, na webinar das 17h.

O grupo está vinculado à Linha de Pesquisa Gestão Empreendedora do Ensino, do programa de Mestrado Profissional em Gestão, Planejamento e Ensino. Tem como áreas de interesse pesquisas relacionadas às questões problemáticas ligadas aos transtornos emocionais de gestores, alunos e professores da escola básica e também às situações que causam conflitos no ambiente escolar e que se relacionam ao gerenciamento da instituição escolar e às suas atividades. Objetiva estudar os impactos que estes transtornos trazem na estrutura intraorganizacional da escola e na forma como os gestores deverão lidar e encontrar soluções para o seu enfrentamento. Vinculam-se à temática as questões que fazem interface com relações humanas, no que tange a conflitos, disciplina, problemas e transtornos psicopedagógicos.