Após o início do período pandêmico, o curso de Odontologia da UninCor se reinventou e inovou na execução dos estágios supervisionados. Com a impossibilidade de atuar presencialmente, os alunos passaram a produzir conteúdos para serem utilizados de maneira remota, com o auxílio e orientação da professora Simone Cerqueira Ferreira e supervisão da professora Moema Maria dos Anjos Rito. São diversos materiais educativos desenvolvidos pelos alunos como vídeos, livros infantis e slides. Esses materiais são utilizados em escolas e PSFs de Três Corações para a conscientização das crianças e população em geral. 

site materia 1

“Com a pandemia, a saúde bucal ficou muito debilitada. Por exemplo, situações como uma pequena lesão se transformar em câncer bucal, tem chances maiores agora de acontecer, porque as pessoas não estão tendo muito acesso aos atendimentos, já que está mais restrito a casos urgentes”, comenta a professora Simone. 

Dentro do local de estágio os alunos são orientados e supervisionados por dentistas, a maioria deles ex-alunos da UninCor e a parceria tem sido muito bem recebida pelos profissionais, como comenta o Dr. Rafael Sales Arantes, dentista do PSF Novo Horizonte: “A parceria com os PSF’s desses alunos foi de suma importância e ainda tem sido, na manutenção do nosso contato com os pacientes. As escolas ainda não voltaram, e o material produzido pelos alunos tem sido utilizado por nós para que as informações de saúde bucal não deixem de fazer parte do cotidiano de nossos estudantes e também dos nossos pacientes, que o recebem através do telemonitoramento. É uma preocupação grande entre os dentistas a questão da perda do vínculo da Odontologia com os pacientes, sejam do PSF ou da escola. E esse material tem possibilitado a manutenção desse vínculo”.

Ana Carolina Naves, diretora do setor de saúde bucal do município de Três Corações, egressa e docente do curso de Odontologia da UninCor, também fala da importância da atuação dos estagiários no serviço público. “Essa é uma parceria muito antiga, que a gente tem certeza que só vem a somar. O aluno aprende a realidade do serviço do setor, as dificuldades, os desafios, a interagir com uma equipe multiprofissional, eles também podem realizar procedimentos, é uma troca muito grande, uma experiência que enriquece tanto o profissional que está acolhendo o estagiário, quanto o estagiário dentro da unidade. É uma atividade de muito valor e parabenizo a professora Simone por esse trabalho de tantos anos, que foi minha professora, eu participei desses estágios também, que enriquecem o nosso município e a instituição”. Muitos ex-alunos levam essas atividades aprendidas na prática do estágio para seus ambientes de trabalho.

O secretário da Câmara Técnica de Saúde Coletiva do Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais (CROMG), Giulliano Henrique Gonçalves, que também trabalha no Apoio de Gestão da Coordenação Municipal de Saúde Bucal de Três Corações, na Coordenação do Centro de Especialidades Odontológicas de Varginha e é professor de Clínica Integrada do curso de Odontologia da UninCor, disse que a ideia foi muito bem aceita e os vídeos produzidos surpreenderam a todos os envolvidos, tendo este projeto chancelado os trabalhos da Coordenação de Saúde Bucal do município de Três Corações. “O projeto servirá de base para todas as medidas preventivas a partir de agora e a criatividade dos alunos do curso vem trazendo novas vertentes e novas temáticas para a Teleorientação da população”, disse o professor.  Ele também avalia de forma positiva a parceria entre a universidade e o serviço público. “O histórico da parceria de sucesso entre o curso de Odontologia da UNINCOR Três Corações e a Coordenação Municipal de Saúde Bucal só tem a crescer com essa integração, tendo como benefício maior, a saúde dos escolares e de toda a população tricordiana”, complementa.

A professora Simone também celebra o pioneirismo do curso no ensino de novas formas de atuar. “Nós estamos conseguindo ensinar ao nosso aluno o que há de mais moderno hoje, que é a Teleorientação e a Teleconsulta. Nós estamos conseguindo oferecer esse aprendizado a eles antes de sair da universidade”. 

A ex-aluna Rebeca Ribeiro foi uma das discentes que já saíram do curso com conhecimento prático sobre Teleodontologia. “Em 2020, então como acadêmica do último ano do curso de Odontologia, desenvolvi comumente e incentivada pela professora de Estágio Supervisionado, Simone Cerqueira, ação em promoção de saúde bucal, através de teleorientação, em tempos de pandemia Covid-19.  O projeto de Teleorientação dos pacientes foi elaborado em duas etapas. No 1º semestre: foram confeccionados panfletos sobre os assuntos e disponibilizados nos locais de Estágio do curso. No 2º semestre foram realizadas Teleorientações, através de vídeos educativos e “posts” usando as mídias sociais com o slogan “Se liga na Dica”, abordando diversos temas, baseados em artigos científicos retirados da base de dados Scielo e PubMed. Em 2021, já como cirurgiã-dentista, continuei com o projeto em minhas mídias sociais e orientando meus pacientes”.

Rebeca comenta que as atividades desenvolvidas obtiveram feedback positivo da população alcançada, sendo relatado por 95%, através de enquete em mídia social, que as atividades propiciaram melhoria no autocuidado em saúde bucal.

site materia 2

“Esse projeto apresenta impacto positivo para a comunidade e atua em caráter promotor de saúde no autocuidado e na autorresponsabilidade do indivíduo com sua saúde bucal, principalmente neste momento pandêmico. Faz com que o paciente esteja assistido pelo profissional, mas sabendo que a responsabilidade da melhoria da sua saúde e prevenção de doenças bucais se faz através de suas próprias atitudes. Isso confere aos pacientes autonomia sobre sua saúde bucal, pois muitas vezes informações consideradas básicas pelos profissionais são cruciais para o cotidiano”, completa a dentista. 

O Programa de Saúde da Família (PSF) lida com saúde coletiva, voltado às famílias do entorno onde está inserido. Nesse ambiente, o aluno aprende princípios do SUS, além da humanização. As atividades semanais desenvolvidas pelos discentes trabalham assuntos ligados à saúde da família. “Nossos alunos transitaram por temas desde Infecções Sexualmente Transmissíveis, até problemas coronarianos. Eles estão bem empolgados, está dando muito certo. Desde a segunda semana nosso aluno já está empolgado, ele já se encontra na escolha que fez, quer estudar mais, prestar mais atenção nas disciplinas que são básicas e que, às vezes, as pessoas não têm muito interesse nos primeiros períodos, mas eles já fazem conexões com o que lidam nas visitas domiciliares, nas palestras.”, comemora a professora Simone.   

Um dos diferenciais do curso de Odontologia da UninCor é que o aluno tem contato com atividades práticas desde o primeiro período. Segundo a professora Simone Cerqueira, isso faz com que ele já sinta a responsabilidade de enriquecer a própria formação acadêmica e profissional.

A aluna do 8° período, Kênia Adrian Marques Silva faz estágio na Escola Municipal Monsenhor José Guimarães Fonseca em Três Corações e avalia a experiência de passar seu conhecimento para as crianças através da aula on-line como muito positiva. “Sempre gostei muito de ensinar, e ver as crianças participando e interagindo foi de grande crescimento pessoal. Com a pandemia a saúde bucal nas escolas não tem sido tão abordada com as crianças, por isso é fundamental que nós estudantes consigamos levar esse conhecimento até eles, nos adaptando à orientação on-line de uma forma humanizada e lúdica. Gostei muito da experiência e continuarei esse projeto, humanizando cada vez mais a orientação on-line”, diz a aluna. 

O Dr. Rafael Sales ressalta a qualidade e relevância do conteúdo produzido pelos estudantes. “O material tem se destacado pela qualidade: clareza de idéias, funcionalidade, apresentação, dinamismo, etc. Num momento em que tudo está sendo on-line, produzir material para ser utilizado nessa modalidade que desperte interesse é de fundamental importância. E podemos notar a preocupação dos discentes da Odontologia em produzir algo que chame a atenção, que desperte interesse. Isso tem sido de uma ajuda enorme aos dentistas da nossa rede”, comenta o dentista. 

Ele compilou os conteúdos em um drive virtual, no qual todo esse material fica disponível para os dentistas da rede. “Temos só a agradecer essa parceria com a UninCor. Os futuros colegas estão de parabéns pelo empenho na produção desse material. A eles o nosso muito obrigado”, completa Dr. Rafael.    

O projeto foi reconhecido e recebeu o primeiro lugar no julgamento das Experiências Exitosas do 1º Encontro Mineiro de Administradores e Profissionais dos Serviços Odontológicos (EMAPESPO), promovido pelo CROMG em outubro de 2020, comprovando a sua qualidade, relevância e pioneirismo.

O download dos livros infantis sobre prevenção e saúde bucal produzidos pelos alunos pode ser feito aqui.

Para ter acesso a alguns dos vídeos produzidos, ▶️ CLIQUE AQUI.