ptenes

A UninCor conta com o Núcleo de Mobilidade Acadêmica – NMA, que contempla as ações de internacionalização da instituição. O planejamento do NMA contempla ações englobando os cursos da graduação e pós-graduação de toda a instituição e todos os seus campi, incluindo a oferta de disciplinas ministradas por docentes estrangeiros. No que concerne o Programa de Mestrado Sustentabilidade em Recursos Hídricos, estão sendo publicados editais para alunos estrangeiros, sendo ofertadas bolsas de estudo (contemplando a isenção total de taxas escolares e mensalidades).

As possibilidades de intercâmbios internacionais se configuram como realidade, por meio dos convênios já firmados com instituições de ensino internacionais.
São eles:

Universidad Nacional de Tres de Febrero – Argentina, Universidad Católica de Santa Fe – Argentina, Universidade da Beira Interior – Portugal, Universidade dos Açores – Portugal, Universidad de Boyacá – Colômbia, Universidad Autónoma Metropolitana – México, Universidad Mayor de Chile, Universidad Villa María; Universidad Católica del Ecuador.

Os setores estão em constante articulação para receber professores visitantes, e oferecer disciplinas em cooperação, assim como trânsito de discentes entre as universidades, para aprofundamento das pesquisas realizadas pelo programa. O I Seminário Sustentabilidade em Recursos Hídricos, promovido pelo programa da UninCor, contou com a participação de professores estrangeiros, que ministraram palestras e cursos para alunos e parceiros do programa.

Outra iniciativa de intercâmbio internacional é a participação de docentes da instituição em projetos de pesquisa com componentes de Universidade internacionais, como pode-se exemplificar pelos projetos: Modelagem de mananciais metropolitanos estratégicos como insumo para a gestão de água e território face à mudança climática. Cooperação entre UFMG, UNB, USP e participação da Professora Brigitte Viçon-Leite, da Ecole des Ponts ParisTech, e o Projeto Universal CNPq: Prevenção do risco de inundação urbana & gestão ecossistêmica de bacias hidrográficas no estado do Rio de Janeiro: estratégias de adaptação em tempos de mudanças globais coordenado pela Universidade do Rio de Janeiro com a Participação do Professor Bernard Barraqué, da AgroParisTech.

Uma importante atividade de intercâmbio internacional do programa se deu pela elaboração da Cartilha Água, em Português e Espanhol, no âmbito do Projeto Engenharia Sustentável com autoria da professora Marília e colaboração de membros do Programa Hidrológico Internacional da UNESCO. A cartilha foi divulgada amplamente no 8º Fórum Mundial das Águas e a professora Marília foi convidada a apresentar o resultado do projeto Engenharia Sustentável e as 5 (cinco) Cartilhas (Água, Solo e florestas, Energia e mudanças climáticas, Cidade e Engenharia e a Sustentabilidade) no XIII Meeting of National Committees and Focal Points of the International Hydrological Programme for Latin America and the Caribbean (IHP-LAC) realizado na Cidade do Paranamá. Nesta oportunidade participou como ouvinte no II Foro Abierto de Ciencias de America Latina y el Caribe (Cilac,2018). A coordenadora ainda apresentou duas conferências no 8º Fórum Mundial das Águas, com os títulos O impacto da mineração dos recursos hídricos e Enfrentamento da crise hídrica em Minas Gerais.

Ainda no âmbito do Projeto Engenharia Sustentável, a Unincor apoiou o evento realizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas e CREA-MG com a palestra intitulada “Os desafios e as perspectivas da Gestão Hídrica na América Latina e Caribe” proferida pelo coordenador geral do Programa Hidrológico Internacional na América Latina e Caribe, Miguel Doria.
Intercâmbio internacional vivenciado por discente, dever-se sublinhar a participação do aluno Breno Lasmar no curso Fortalecimiento de Organismos de Cuenca y Governanza del agua en América Latina. Na oportunidade o discente apresentou a experiência do CBH Paranaíba, do qual é o atual presidente.