Por: Eliana Alcantra - UninCor

A mestre em Recursos Hídricos, arquiteta e professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UninCor, Keler Mara Gomes de Resende no dia 10 de julho de 2020, defendeu seu Trabalho de Conclusão de Curso com um tema voltado à proteção do Rio Verde, intitulado “Processo participativo na elaboração de um projeto paisagístico no entorno de uma nascente em Três Corações, MG”. Participaram da defesa as professoras do programa do Mestrado Profissional Sustentabilidade em Recursos Hídricos Eliana Alcantra, orientadora, Rosangela Francisca de Paula Vitor Marques, coorientadora, Letícia Rodrigues Fonseca e Francisco José Cardoso professor convidado da Unifal-MG que muito engrandeceram o trabalho com suas observações.

O trabalho foi muito especial e importante, pois possibilitou desenvolver um produto de tecnologia social, que contou com a participação da Escola Estadual Godofredo Rangel, e também dos usuários do campo de futebol do América e moradores próximos. Esse tipo de estudo é um daqueles que busca proporcionar o sentimento de pertencimento dos moradores com a natureza.

Keler conseguiu conciliar sua formação em arquitetura, os recursos hídricos e sua predileção pelo paisagismo tendo sido a localização da nascente, objeto deste estudo, um dos postos-chave para a escolha do tema. Em uma entrevista cedida à radio Tropical Keler pôde informar mais como foi idealizar, conduzir o estudo, e também o que espera daqui para frente para o projeto.

O estado atual da nascente foi estudado e propôs-se uma solução muito interessante para revitalizar a área ao entorno da nascente com um projeto paisagístico sustentável. Segundo Keler “Três Corações é uma cidade privilegiada pela presença do Rio Verde, contando com muitas nascentes que o alimentam e uma delas é a nascente do Polivalente no bairro da Cotia, um bairro muito conhecido por ter moradores muito cuidadosos com seus espaços comuns”. A pesquisa contou com colaboração do Professor Crislei, diretor da escola, e da vice diretora Orani que receberam bem a ideia e colocaram a escola à disposição da pesquisa.

A pesquisa iniciou com a realização do diagnóstico da área com a participação das professoras Eliana e Rosangela que acompanharam Keler e auxiliaram na caracterização da nascente registrando a situação da mesma. A vegetação se encontrava escassa dando lugar a quadras e campo de futebol, aterros e despejo de restos de materiais de construção foram encontrados. Em outros momentos foram realizadas atividades de extensão, como palestras para apresentação da pesquisa e do projeto paisagístico, com o auxílio da aluna do curso de arquitetura da UninCor Maria Roberta e oficinas como o plantio de mudas. Em duas destas atividades, uma realizada na escola e outra no campo, inclusive, houve um debate sobre o batismo e o uso da nascente. Surgiram nomes como Parque do América, Nascente do América, Cantinho do América e The Park of American, Preservê, Vida, Reviver, Revivendo, Renascente, Novo Mundo, Aurora, Godrofredo, Godô e Nascente do Polivalente. Sobre os cuidados: limpar, tirar entulho, plantar árvores, cuidar bem, não jogar lixo, não desmatar foram algumas respostas que surgiram.

Por meio de processos participativos foi elaborado o projeto paisagístico para assegurar a revitalização da área oferecendo uma área recreativa, uma praça, um pequeno bosque para os usuários das escolas do campo e do bairro em geral. “Temos muitos recursos humanos pessoas que trabalham para recuperação e pela preservação de nossos recursos hídricos como Ângela Azevedo e o curso de mestrado da Unincor que incentiva e prepara seus alunos para essa luta toda trabalhar em prol dos nossos recursos hídricos.”

O projeto, produto desta pesquisa, precisa de colaboração e parcerias para ser implantado e assim proporcionar, através do contato na prática, aos jovens das escolas e do campo e também aos moradores do entorno da nascente a noção do privilegio e da responsabilidade de ter tão perto assim uma riqueza como essa: a área de preservação permanente.

agua nascente

agua nascente 2

Água da nascente

visita nascente