Por Eliana Alcantra – vice-coordenadora do CEP-UninCor

No dia 05 de agosto de 2020, quarta-feira, as consultoras da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), Cândida Emília Borges Lemos e Maria Rita Carvalho Garbi Novaes, realizaram uma “visita”, por webconferencia, ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) com seres humanos da Universidade Vale do Rio Verde.

A CONEP vem realizando essas visitas aos CEP’s numa ação de ensino e aprendizagem com a finalidade de executar o projeto de Qualificação de CEP. O projeto tem um caráter nacional partindo da CONEP/CNS em conjunto com o Ministério da Saúde, e com parceria do Hospital Moinhos de Vento (PROADI-SUS), a fim de promover o reconhecimento entre os Comitês de Ética em Pesquisa e a CONEP, com o intuito de padronizar o trabalho administrativo dos comitês, e fortalecer a análise e discussão ética e os CEP em suas respectivas instituições.

O CEP da UninCor, que surgiu em 2009, tem feito um excelente trabalho nas análises de projetos de pesquisa que envolvem seres humanos, buscando sempre resguardar e proteger o bem-estar do ser humano, participante direto ou indireto de projetos de pesquisa. E foi elogiado pelas representantes da CONEP no tocante à pontuação alcançada em relação ao prazo de análise dos projetos, ou seja, cerca de 98% dos projetos submetidos ao CEP da UninCor foram avaliados dentro do prazo de quarenta dias estipulado para submissão, análise e parecer consubstanciado.

As consultoras do CONEP também se reuniram com a Reitora da UninCor Magnífica professora doutora Renata Montovani e conversaram sobre a importância do Comitê e de seus integrantes para garantir a proteção do participante de pesquisa.

No último momento da visita as consultoras da CONEP puderam conhecer e dialogar com os membros do CEP UninCor. Falaram sobre as demandas e particularidades identificadas do CEP e realizaram um treinamento com os membros, além de terem elaborado, em conjunto, um plano de ação com vistas à prestação de apoio técnico e consultivo.

Os membros do CEP UninCor contribuíram com o plano de ação e consideraram a visita muito proveitosa e importante para a valorização do CEP e do trabalho de seus membros.