A UninCor por meio do mestrado profissional Sustentabilidade em recursos hídricos e os cursos de Agronomia e Engenharia Ambiental (representados pela Professora Rosângela Francisca de Paula Vitor Marques) participou da comissão organizadora (IF Sul de Minas, UninCor, UNIFAL e UEMG – Frutal).  Com o tema “Participação Social, Ética e Sustentabilidade” O 17°Congresso Nacional de Meio Ambiente, foi realizado excepcionalmente em formato on-line e em dois dias: 23 e 24 de setembro de 2020

De acordo com o Presidente do CNMA, professor Claudiomir da Silva dos Santos “foram submetidos 823 trabalhos científicos e 1055 congressistas inscritos, com aproximadamente 500 vídeos enviados para as plataformas”.

Sobre a programação o evento, contou com palestrantes nacionais e internacionais e envolvimento de 2.500 pessoas entre co-autores e orientadores, além de 102 avaliadores.

A programação abordou assuntos importantes atuais, sendo no dia 23/09/2020: “Regularização fundiária no Brasil suas implicações no meio ambiente e nas terras indígenas, "Atuação das Redes em tempos de Pandemia: Rede Internacional de Pesquisa em Desenvolvimento Resiliente ao Clima – RIPEDRC”, “A Educação Ambiental na América Latina e Caribe e os desafios pós Covid – 19”. Já no dia 24/09/2020, 4 palestras: “A Covid-19 e as perspectivas: Rede Internacional de Pesquisa em Desenvolvimento Resiliente ao Clima – RIPEDRC”, Políticas públicas para Pesquisa em Ciências Ambientais no Brasil”, “Saneamento Ambiental Antes, Durante e Depois do Covid-19”, “Negacionismo da Pesquisa Científica no Brasil”.

Também como parte da programação oficial, houve a apresentação virtual dos trabalhos científicos na qual foi considerada um ponto forte nessa edição, dando mais visibilidade e alcance aos apresentadores.

A UninCor ainda, além de participação da comissão técnico e cientifica organizadora  do evento , também participou efetivamente com apresentações de trabalhos. Foram submetidos um total de 25 trabalhos, com  21 congressistas inscritos e o envolvimento de 71 pessoas entre co-autores, autores e orientadores, além de 14 avaliadores científicos, contando com a participação de 9 professores do mestrado (Aurivan Soares de Freitas, Alisson Souza de Oliveira, Eliana Alcantra, Elisa Dias de Melo, Felipe Bernardes Silva, Leticia Rodrigues Fonseca, Marília Carvalho de Melo, Ramiro Machado Rezende e Rosângela Francisca de Paula Vitor Marques), 2 alunos egressos do curso, envolvimento de 14 alunos do mestrado Sustentabilidade em Recursos Hídricos, 1 aluno do mestrado Gestão, planejamento e ensino e 15 alunos da graduação dos cursos de Engenharia ambiental e Sanitária e Agronomia.

Ainda como avaliadores de trabalhos 9 professores e 1 aluno egresso do mestrado sustentabilidade em recursos hídricos e a parceria com instituições convidadas pela UninCor para a avaliação de trabalhos (UNA, UFLA, Pitágoras)

Como parte da organização, foram realizadas 2 Mesas em parceria com o IF Muzambinho: “Saneamento antes durante e pós covid19’, “negacionismo da ciência no Brasil” com 9 integrantes das instituições: UFMG, IGAM, UVA, UNIS,UEPB, ex ministro de meio ambiente (José Carlos de Carvalho), UFJF,UFRA,IFPB.

A professora Dra. Marília Carvalho de Melo foi palestrante da mesa Saneamento antes durante e pós covid19’, juntamente com os professores doutores: Luciano Rodrigues dos Santos (UFMG), Felipe Brasil (UVA) e a doutoranda Ana Paula Lemes de Souza (professora do UNIS), a qual teve a participação expressiva dos congressistas com cerca de 800 pessoas on line.

“Foram dias intensos com a participação em palestras e apresentações de trabalhos voltados às questões de Participação Social, Ética e Sustentabilidade. Esse congresso muito tem a acrescentar e vai ao encontro com as linhas do programa do mestrado e com os cursos de graduação, principalmente no que diz respeito à sustentabilidade, participação social e ética para a pesquisa científica no Brasil”, ressaltam os professores.