A UninCor promoveu, nos dias 07, 08 e 09 de junho, em parceria com a Prefeitura Municipal de Três Corações e o Instituto Federal do Sul de Minas, campus Inconfidentes, a Semana do Meio Ambiente 2021. 

O evento teve como proposta oportunizar um espaço para discussões acerca de ações para conservação e preservação ambiental, tão importante para se alcançar, de fato, um desenvolvimento sustentável. 

Comemorado pela primeira vez em 1974, o Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado em 5 de junho, sendo o maior evento anual das Nações Unidas para a sensibilização sobre a necessidade de proteger o Planeta Terra. Este ano, sediado pelo Paquistão em parceria com o PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), foi definido o tema “Restauração de Ecossistemas", com destaque para a urgência de todos fazerem as pazes com a natureza.

A abertura da semana contou com a participação da professora Marília Carvalho de Melo, Coordenadora do programa de mestrado Sustentabilidade em Recursos Hídricos e do Diretor Geral do IF Sul de Minas, campus Inconfidentes, Luiz Flávio Reis Fernandes. 

Em seguida, foi promovida a mesa redonda “A importância da Serra da Mantiqueira: projetos de conservação”, com a participação da professora Lilian Vilela Andrade Pinto e do coordenador técnico do Projeto Águas da Mantiqueira, José Roberto Manna. 

No dia 08 de junho foi ofertada a palestra “Capitalismo Consciente”, com os fundadores da empresa Merin Erin, seguida por uma roda de conversa com integrantes e convidados do grupo de estudos Habitus. Foram ainda apresentados os vídeos selecionados, com participação dos alunos do Colégio de Aplicação, com dicas de bons hábitos em prol da conservação ambiental. No dia 09, foi ministrada a palestra “Processos de Intervenção Ambiental”, com o Analista Ambiental de carreira do Instituto Estadual de Florestas – IEF e atual Supervisor Regional da URFBio Sul de Minas, Anderson Ramiro de Siqueira. 

De acordo com a professora Elisa Dias de Melo, organizadora do evento, “foi um momento muito importante para marcar a comemoração de uma data tão relevante, principalmente considerando o nosso cenário atual, e ainda consolidar parcerias para a execução de futuros projetos. As participações dos nossos convidados foram extremamente positivas, trazendo importantes informações para a comunidade acadêmica e externa”.