WhatsApp Image 2021 12 01 at 15.40.03 (1)

 

 

 

 

 

 

 

 

 Karine Inácio Magalhães ministrou uma palestra no dia 10 de novembro para os vereadores, a secretária de Meio Ambiente e população da cidade. Ela é egressa do mestrado e do curso de Direito da UninCor. O tema da reunião foi “Áreas prioritárias para implantação de medidas de conservação do solo e da água na sub-bacia hidrográfica à montante do Parque das Águas de Caxambu/MG”, resultado do produto da dissertação de mestrado de Karine.

O evento foi realizado por Daiane Fernandes Pereira Lahmann, secretária de Meio Ambiente do município, que também é egressa do Mestrado Sustentabilidade em Recursos Hídricos e professora do curso de Direito da UninCor. O convite para a participação de Karine partiu de Daiane.

Ressaltou-se que o trabalho foi gerado visando subsidiar o município na implantação de uma política pública de conservação do solo e da água de maneira sustentável nas áreas identificadas como prioritárias, em razão da expressiva perda de solo identificada através do uso das geotecnologias, que contribuirá na prevenção relacionada ao assoreamento da lagoa artificial localizada no interior do Parque.

WhatsApp Image 2021 12 01 at 15.40.03 (2)

Informações sobre a área de estudo, metodologia e resultados foram repassadas durante a apresentação, enfatizando as classes de pastagem e mosaico de agricultura e pastagem como as consideradas primordiais para executar medidas conservacionistas capazes de reduzir a degradação do solo evidenciada nas referidas classes de uso e ocupação da terra.

Outro dado importante destacado foi a identificação da erosão potencial ou erosão natural, em que são considerados apenas os fatores naturais consistentes em erosividade da chuva, erodibilidade do solo e topografia. A área de estudo, conforme demonstrado, possui alta probabilidade de causar degradação do solo, sendo que o uso e manejo regular da terra é o principal fator capaz de reduzir a perda de solo ocasionada pela erosão hídrica.

Outrossim, como forma de controlar a erosão hídrica e aumentar a fertilidade do solo foram citadas sugestões de técnicas conservacionistas de natureza vegetativas, edáficas e mecânicas, bem como a importância em executá-las conjuntamente, dando ênfase às técnicas sustentáveis, tais como a Integração Lavora Pecuária (ILP), Integração Lavoura Pecuária e Floresta (ILPF) e Sistema Agrofloretsal (SAF).

Apontou-se, ainda, que para se obter resultados satisfatórios aconselhável a realização do diagnóstico ambiental, plano de recuperação, execução e monitoramento, cuja implantação dependerá de análise de profissional agrônomo e análise química do solo.Questionamentos sobrevieram no final da apresentação sobre a viabilidade de realizar o desassoreamento da lagoa. Todavia, devido aos objetivos do trabalho as respostas não foram aprofundadas.

Conforme dito, o desassoreamento do reservatório dependerá de novos estudos, sendo que, os dados coletados durante a execução do trabalho já mostraram não ser aconselhável, notadamente se não houver implantação de política pública relacionada às medidas conservacionistas do solo e da água de modo a reduzir a perda de solo que ocorre na localidade.

WhatsApp Image 2021 12 01 at 15.40.03 (3)

Ao final, a Secretária do Meio Ambiente, representando o Município, parabenizou o trabalho e informou que algumas medidas já estão sendo tomadas de modo a reduzir o impacto ambiental, tais como: Restauração Florestal na Mantiqueira (Projeto em Parceria com a TNC); Projeto Águas da Mantiqueira (Termo de Cooperação Técnica que entre si celebram o Ministério Público do Estado de Minas Gerais, por intermédio da Procuradoria Geral de Justiça, com a interveniência do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça do Meio Ambiente, Patrimônio Cultural, Habitação e Urbanismo – CAOMA; do Núcleo Integrador para a Tutela da Água – NUTA, Fundação Toyota do Brasil, Fundação do Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio – FUNDEPAG e Município de Caxambu/MG), além do Projeto Promovendo Vida à Natureza em parceria coo  Geny Gomes (Projeto de Restauração Florestal com o plantio de mudas nativas e frutíferas).

Tanto o Trabalho de Conclusão de Curso como o Produto foram enviados à Prefeitura de Caxambu e à Câmara Municipal para consultas.

A palestra foi transmitida ao vivo pelas redes sociais da câmara.